TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira Contenporânea

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1

Período - 2016/2º (agosto 2016)

Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira

Durante o período conhecido como Milagre Econômico Brasileiro houve um irrefutável aumento da concentração de renda nas mãos da classe mais alta no país. No ano de 1970, a parcela dos 10%  mais ricos da população era responsável por quase metade do PIB do Brasil.

Defensores da política de governo da época justificam que o crescimento econômico com fez que a necessidade de mão de obra qualificada também crescesse, e devido a pouca disponibilidade na época, houve aumento na renda dos trabalhadores mais qualificados em relação aos pouco qualificados. Porém, na visão dos críticos, o aumento na concentração de renda se deu devido a uma opção de política econômica. Foi a estratégia escolhida para aumentar a poupança, o investimento e o crescimento econômico. Tal estratégia, conhecida como “Teoria do Bolo”, sugeria alcançar o crescimento econômico por meio da concentração de renda, para depois distribuí-la (o que, como podemos notar ainda hoje, ficou só na proposta e de fato não aconteceu).

Os motivos agravantes da concentração de renda foram diversos, dentre eles podemos destacar também que, na época, havia uma enorme repressão política à organização sindical, e como consequência, deu-se o arrocho salarial dos trabalhadores. No período do milagre econômico brasileiro, o país enfrentou uma inflação altíssima, que atingiu com mais força a população de baixa renda, que, ao contrário da classe alta, não tinha tanto acesso a formas de se defenderam da inflação (aplicações financeiras, por exemplo), diminuindo ainda mais a renda real dessa parte da população.

Pelo milagre econômico ter sido algo urbano, industrial, e focado na região sudeste do país, a parcela da população que não se encaixava nessas condições, também acabou ficando de fora desse crescimento econômico.

Podemos concluir então que, apesar do PIB do país ter tido um crescimento significativo, quem realmente se beneficiou com o período do milagre econômico foram os empresários, que obtinham lucros enormes, enquanto trabalhadores sofriam com a diminuição de seu salário real, e grande parte da população era marginalizada e vivia em condição de pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com