TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Criatividade

Trabalho Universitário: Empreendedorismo E Criatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 7

EMPREENDEDORISMO

RESUMO

Neste trabalho foram analisados os relatos de um jovem empreendedor, quanto à sua compreensão sobre gestão empreendedora. Para coleta de dados, foi realizada uma entrevista presencial abordando questões específicas, a fim de levantar informações sobre empreendedorismo sob o ponto de vista do empreendedor. Após, as informações fornecidas foram cruzadas com os conceitos existentes sobre o tema e as conclusões foram consolidadas.

Palavras-chave: Empreendedorismo,

1. INTRODUÇÃO

O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela

introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais (José Dornelas)

O estudo foi realizado com base nas informações obtidas com o Sr. Fábio Prass, 30 anos, natural do município de Esteio.

Formado em Administração de Empresas, com Pós - Graduação em Gestão de Negócios e Especialização em marketing Estratégico, hoje, ele é proprietário da empresa MP Representações, a qual fornece matéria-prima e embalagens para cinco grandes marcas que atuam na área de cosméticos e dermocosméticos.

Ao analisar as várias definições existentes para o termo empreendedorismo, alguns aspectos sempre estarão presentes tais como iniciativa e saber os riscos e as possibilidades de fracassar.

Começamos em 1999, quando meu pai decidiu sair da empresa na qual trabalhava por 10 anos para arriscar um negócio próprio. (Fabio Prass)

No Brasil sabemos que a quantidade de empresas que deixam de existir após os três primeiros anos de vida chega a 70% ou mais. Na verdade é necessário que o empreendedor entenda que uma ideia espetacular só poderá dar inicio a um negócio de sucesso se a mesma passar do estágio de ideia para oportunidade. (José Dornelas)

Depois que percebi que muitos funcionários têm ideias fantásticas e as empresas não aproveitam, optei em gerir minhas próprias ideias junto com a minha equipe. O empreendedor sente-se valorizado com suas novas ideias. E quando acerta, torna-se gratificante. (Fabio Prass)

A seguir, contextualizando a sua trajetória empreendedora, o relato do mesmo será apresentado, bem como as teorias sobre o empreendedorismo.

2. OBJETIVOS

Cruzar e analisar a percepção de um empreendedor, em relação ao tema empreendedorismo, com as teorias existentes.

3. METODOLOGIA

Entrevista presencial com abordagem descritiva e coleta de dados através de questionamentos e pesquisa de conteúdos que contextualizem informações e teorias sobre empreendedorismo.

Começamos em 1999, quando meu pai decidiu sair da empresa na qual trabalhava por 10 anos para arriscar um negócio próprio.

3.1 Entrevista

a) Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional. Começamos em 1999, quando meu pai decidiu sair da empresa na qual trabalhava. Aos poucos, fomos obtendo experiências no mercado. Na época ainda cursava administração e estagiava na prefeitura de Esteio, pois queria saber como funciona o órgão público, a fim de passar novas experiências para a empresa que estávamos formando. Hoje, atuamos no ramo de representações de embalagens e matéria prima para cosméticos. Em paralelo, estou montando um Studio de tatuagem conceito, como os estúdios americanos, uma tattoo shop, com estrutura diferenciada das lojas de tattoo comuns que encontramos no mercado.

b) Como é o perfil dos seus clientes? Normalmente os clientes que buscam meus produtos possuem formação em química, farmácia ou administração. Sendo que, 65% pertencem ao gênero feminino com faixa etária entre 25 e 50 anos e 35% pertencem ao gênero masculino com faixa etária entre 30 e 50 anos.

c) Em sua opinião, quais são as competências que um empreendedor deve ter? Humildade, paciência, ser simples com as palavras, com os clientes e suas empresas e domínio técnico para obter decisões certas. Acredito que seja importante uma gestão de diagnósticos, para tentar prever o que pode acontecer e quando e como investir.

d) Quais são os fatores de sucesso de uma empresa? Foco na qual acredita, conforme a pesquisa de campo em que sua empresa busca no mercado.

e) Que fatores podem levar uma empresa à bancarrota? Má relação com os colegas e atitudes não profissionais e decisões precipitadas por não conhecimento de uma técnica de estratégia, vendas ou marketing.

f) Como você tornou-se um empreendedor? Meu pai obteve a representação em 99. Sendo que desde novo, sempre imaginei em ter uma empresa, pois é gratificante gerar riquezas dentro da sociedade. Fornecer ao seu cliente. Depois, de produzir, forma-se o produto final. Nas ideias de vendas e estratégias competitivas de mercado mostrado ao seu cliente e ver o sucesso no consumidor final, me deixa extramente feliz e honrado com a minha profissão.

g) Quais foram seus principais desafios como empreendedor? Falta de visão, percepção e falta de interesse entre os colegas do mercado e do governo em buscar uma solução para melhorar a prática do dia-dia (impostos mais leves, estradas melhores, condições de trabalhos revisados, investimento internacional e etc.).

h) Quais foram suas principais conquistas como empreendedor? Fazer o cliente aceitar a ideia de que o produto-final terá sucesso com meus argumentos (estratégia, marketing e novas tendências de mercado de EUA e Europa.).

i) O que você acha que falta no Brasil para que existam mais empreendedores? Qualificar a educação nas escolas primárias e exemplificar o dia-a-dia para os adolescentes no 2º grau, pois o foco é apenas vestibular, mas a prática de vida e/ou rotina é deixada de lado e por fim, as instituições visualizarem a prática, tais como: visitas de empresas, viagens empresarias, participações de feiras, debate em sala de aula e apresentação e solução de cases.

j) Em algum momento você pensou em desistir de ser um empreendedor? Qual? Não. Depois que percebi que muitos funcionários têm ideias fantásticas e as empresas não aproveitam, optei em gerir minhas próprias ideias junto com a minha equipe. O empreendedor sente-se valorizado com suas novas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com