TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Fábrica de Brinquedos

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

CASE – FÁBRICA DE BRINQUEDOS

  1. Sinopse

O estudo de casa “Fábrica de Brinquedos” narra as mudanças ocorridas em uma fábrica em decorrência do aumento da demanda por brinquedos de madeira. A operação de pintura que era manual passa a ser semi-automática, de forma que ganchos traziam os brinquedos para que as mulheres (protagonistas) os pintassem e depois de pintados eram recolocados nos ganchos e enviados para o forno. A velocidade dos ganchos havia sido pré-definida pelos engenheiros da fábrica. Tendo em vista as mudanças a companhia introduziu uma vantagem, chamada de gratificação de aprendizagem, que diminuiria a cada mês, sendo extinta após seis meses, prazo em que as mulheres deveriam estar aptas a superar as cotas de produção e receber uma gratificação baseada no grupo.

Com o passar do tempo as mulheres notaram que não alcançariam o nível de produção ao final do prazo estabelecido de seis meses, pois as condições em que trabalhavam não eram favoráveis: a área era muito quente e mal ventilada, o trabalho era desordenado, os ganchos se moviam com muita velocidade e o pagamento do incentivo não estava sendo calculado corretamente.

 

O chefe de turma reuniu as mulheres depois do trabalho em vista de discutirem os problemas que os cercavam. Tendo discutido, levaram a proposta de melhoria na ventilação do local para os engenheiros e para a administração. Aqueles desconsideraram a reclamação, porém a administração aceitou e os ventiladores foram comprados. As mulheres pareciam satisfeitas e tal fato melhorou a relação com o chefe de turma, que passou a promover mais reuniões. A reivindicação seguinte foi quanto à velocidade dos ganchos, pois era inviável trabalhar na mesma velocidade durante o dia inteiro e por isso solicitaram permissão para controlar a velocidade em que os ganchos se moveriam. Analisando a situação, a administração cedeu tal permissão, mandando instalar um regulador na bancada da líder do grupo. A produtividade aumentou sensivelmente e dentro de três semanas as mulheres pintaram de 30% a 50% a mais do nível inicialmente esperado, pois elas estavam trabalhando a uma velocidade média muito mais alta do que a velocidade pré-definida pelos engenheiros. Em consequência, com a gratificação do grupo e a de aprendizagem, elas estavam ganhando mais do que muitos trabalhadores qualificados da fábrica.

O fato de estarem recebendo mais do que outros trabalhadores ocasionou uma série de reclamações por parte destes. Em decorrência, a administração retirou a gratificação de aprendizagem e passou a mover os ganchos na velocidade inicialmente estabelecida pelos engenheiros. A produção despencou juntamente com a satisfação das mulheres. No prazo de um mês, cinco das oito pintoras deixaram o trabalho e, além disso, o chefe de turma, empregado de confiança do Presidente, também ameaçou pedir demissão caso a administração não tomasse providencias em relação ao problema.

Pelo resumo exposto acima, nota-se que a “Fábrica de brinquedos” está em processo de mudança. A fábrica tenta aumentar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial e encontra diversos desafios que poderão ser solucionados utilizando-se dos diversos princípios das teorias da administração.

  1. Identificação e análise do(s) problema(s)

  1. Problema principal

Queda brusca da produtividade no setor de pintura

  1. Problema(s) secundário(s)

Condições desfavoráveis do local de trabalho; Retrocesso da velocidade dos ganchos alterando significativamente a produtividade; Abandono do trabalho por parte das funcionárias do setor de pintura; Desmotivação das pintoras que permaneceram na fábrica; Ameaça de demissão do chefe de turma; Má comunicação da administração com os operários; Conflito com os demais trabalhadores em razão da remuneração; Pagamento de incentivos salariais concedidos de forma incorreta; Provável desmotivação dos demais trabalhadores da fábrica; Falta de “pulso firme” por parte da direção da empresa.

  1. Análise Ambiental

ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA

FORÇAS

FRAQUEZAS

Hierarquia

Condições ambientais do trabalho

Incentivos salariais

Conflitos entre os funcionários

Espírito de equipe

Estabilidade pessoal

ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Aumento da demanda por brinquedos de madeira

Concorrência

  1. Evidências

É importante considerar que a produtividade aumentou e diminuiu drasticamente quando as reivindicações as funcionárias do setor de pintura foram aceitas ou ignoradas, respectivamente. É evidente que quando a administração aceitou a proposta dos ventiladores as mulheres se sentiram satisfeitas, assim como quando instalaram o regulador da velocidade dos ganchos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com