TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS

Por:   •  7/5/2015  •  Seminário  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        DESENVOLVER FERRAMENTAS PARA AVALIAR E MONITORAR OS SERVIÇOS PRETADOS NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA        

2.2        ARELAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE UM PAÍS E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL        

2.3        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS NO CONTROLE DE SEUS CUSTOS, NA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PLANEJAMENTO E PROCESSO DECISÓRIO.        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Desde adécadade 1990, os processos de globalização, com suas profundas mudanças nas tecnologias de informação e comunicação, vêm provocando alterações visíveis no regime econômico, no modo de regulação e no modelo das sociedades contemporâneas.

Tais mudanças trazem implicações sociais, culturais e econômicas nas sociedades. Algumas delas são a flexibilização de fluxos de capitais, de bens e de serviços; comunicação em tempo real em escala mundial entre os mercados; mudança nos padrões de consumo, lazer e estilo de vida; surgimento de novas profissões e novas formas de trabalho, culminando em uma forte transformação cultural nas sociedades em escala global.

O orçamento, extensão do planejamento empresarial, é um instrumento de grande relevância para o fortalecimento dos controles de gestão e mecanismos de avaliação de desempenho. Tema cuja importância se revela nos dias atuais em função dos exigentes e não formalizados padrões de competitividade. Nesse contexto, utilizar ferramentas gerenciais que permitam acompanhar a dinâmica empresarial e evolução dos negócios é imperativo de excelência na gestão. Mais que isso, é o caminho para a certeza de resultados eficazes através de um maior controle e acompanhamento constante.

Este texto pretende trazer algumas reflexões acerca de como desenvolver as ferramentas para avaliar e monitorar os serviços prestados na saúde pública; o desenvolvimento tecnológico, as relações entre o processo de desenvolvimento econômico e social do país;e sobre os sistemas de informação utilizados pelas empresas no controle de seus custos, na gestão orçamentária, planejamento e processo decisório.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. desenvolver ferramentas para avaliar e monitorar os serviços pretados na área da saúde pública

Os hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas médicas e odontológicas são lugares onde os manuseios de informações são de vital importância para a realização eficiente de suas atividades fim.

Do ponto de vista técnico, operacional e humano, os sistemas integrados de hardware e software em rede, representam uma solução altamente eficiente, confiável e de fácil implementação. Os padrões de produtividade, qualidade de informação e facilidade de acesso aumentam consideravelmente.Diversos relatórios gerenciais que antes, usando papéis e arquivos tradicionais, eram muito difíceis de serem conseguidos, passam a ser feitos com grande rapidez rotineiramente.

A otimização do atendimento permite evitar espaços ociosos na marcação de consultas, exames e os frequentes erros causados pelo método baseado em papel existente anteriormente, reduzindo pela metade o tempo gasto para realizar um agendamento, com um numero muito menor de erros e perdas consequentes.

No município de Belém, capital do Estado do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) - com o intuito de aperfeiçoar e integrar os sistemas ofertados e implantados pelo Ministério da Saúde por intermédio do DATASUS foi desenvolvido o Gerenciador de Informações Locais (GIL),tendo como finalidade sistematizar as ações no atendimento dos estabelecimentos de saúde, contribuindo para a melhoria da gestão em saúde.

Esse sistema pode ser instalado em qualquer Estabelecimento de Atendimento de Saúde (EAS) da rede ambulatorial básica do SUS, independentemente de seu porte ou grau de complexidade. Sua manutenção é garantida pelo DATASUS, atendendo as atualizações legais definidas pelo próprio Ministério da Saúde.

Permite o cadastramento e acompanhamento de pacientes com diversos perfis, gerando informações para sistemas como: HiperDia, SisPreNatal, SIAB, SIA/SUS, SI-PNI, de modo integrado.

Na Gestão da Saúde no município de Belém outros softwares do Ministério da Saúde trabalham em rede interligada ao GIL, fornecendo informações sobre pacientes e agilizando o atendimento.

  1. a relação do desenvolvimento tecnológico de um país e o processo de desenvolvimento econômico e social

Hoje em dia com o surgimento e o desenvolvimento da internet provocaram mudanças profundas em toda a economia, nas comunicações, no comércio, na organização da produção, na geração e transmissão do conhecimento e no modo de relacionamento das pessoas.

A inovação tecnológica não é algo que surge de um dia para o outro, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para que ela ocorra. Ela é fruto de um conjunto amplo de relação entre empresas privadas, governos e universidades, no que se convencionou chamar de Sistema Nacional de Inovações.

O Brasil ainda está muito longe de construir um Sistema Nacional de Inovações por diversas razões. A primeira delas é que as empresas brasileiras ainda dedicam uma parcela pequena de seus lucros para investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Outro aspecto importante é que o governo brasileiro tem dificuldades em definir com clareza qual a sua política na área. E finalmente, existe um grande distanciamento entre as Universidades e o setor produtivo, o que limita a criação de um Sistema Nacional de Inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com