TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da empresa familiar

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais os problemas societários e de gestão mais prováveis nessa sociedade?

Alguns dos problemas societários e de gestão que são possíveis de acontecer são: Disputa de quais valores preservará, prioridade de interesses, atrito na compartilharão das visões da gestão, distribuição dos atributos das funções e a pulverização da estrutura empresarial

2. Quais seriam as recomendações básicas para harmonizá-los?

Quando as empresas são geridas por pessoas com habilidades complementares, percebem-se as vantagens existentes, pois somando as aptidões, somam-se também as chances do negócio decolar.

Algumas recomendações: - Estar ciente de que as mudanças de rumo acontecem e deve-se antecipar-se a elas; - Garantir decisões estratégicas para o negócio, como por exemplo, a criação de um conselho; - Ter uma governança clara (definir o papel de cada um dentro da organização); - A estrutura societária deve sempre refletir a realidade (conseguir parar para ter uma conversa sincera no meio da correria do dia a dia é uma estratégia que pode ajudar muito).

3. Sugestões quanto às investigações ou medidas para aprofundar foco estratégico. Alguns julgam ser um dos mais problemáticos, por envolver laços de sangue – é que, sem uma gestão estratégica focada em resultados e não em privilégios, não há conversa possível. Aliás, uma comunicação e um fluxo de trabalho estruturado são igualmente cruciais para o êxito numa sucessão familiar.

Definir metas e objetivos: Revise o plano de sucessão atual e a probabilidade de alcançar os objetivos desejados; Desenvolva a visão, as metas e os objetivos para o negócio; Determine a importância do envolvimento da família na liderança da empresa, mas considere a opção de trazer profissionais de fora; Identifique os objetivos de gestão da próxima geração; Mantenha uma equipe de consultores profissionais.

Estabelecer um processo de tomada de decisão: Identifique e estabeleça processos de governança para envolver os membros da família na tomada de decisões; Estabeleça um método de resolução de litígios, se necessário; Documente o plano de sucessão por escrito; Comunique o plano de sucessão para a família e stakeholders.

Determinar o plano de sucessão: Identifique seus sucessores – tanto os gestores da empresa quando os proprietários; Determine papéis ativos e inativos para todos os membros da família; Avalie o suporte adicional da família de que o sucessor ou a sucessora precisará.

Criar um plano de negócios dos proprietários do negócio: Analise as implicações fiscais para o proprietário / o negócio no momento da venda ou transferência de propriedade, morte ou divórcio; Examine o planejamento imobiliário proprietário para minimizar os impostos e evitar atrasos na transferência de ações aos proprietários ou cônjuge restantes; Crie um contrato de compra e venda que reflita o valor do negócio e minimize impostos.

Criar um plano de transição: Se o negócio deve ser comprado, considere as opções de financiamento, incluindo o financiamento por uma parte externa ou pelos proprietários em aposentadoria, em uma base de pagamento diferido; Estabeleça um cronograma para a implementação do plano de sucessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com