TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Estoque - SADIA

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE ESTOQUE

Estoque são todos os materiais ou suprimentos mantidos em uma empresa com a função de suprir necessidades futuras, sejam ela na cadeia produtiva ou em produtos prontos para a comercialização direta com o consumidor final.

Os estoques podem ser classificados em estoques de matéria-prima, estoques de materiais em processamentos, estoque de materiais semiacabados e estoques de materiais acabados.

No Brasil, o departamento de logística, passou a ser a responsável por todo o estoque da empresa, no ano de 1970, onde o processo dos estoques passou a ser denominada com cadeia de suprimentos.

Para que uma empresa venha ter um bom funcionamento e não venha ocorrer de faltar os insumos necessários na produção, é fundamental que a mesma tenha uma gestão de estoque qualificada e eficiente, pois está engloba todas as atividades, procedimentos e técnicas, garantindo a entrega do produto ao seu cliente final, no tempo certo, na quantidade necessária e na qualidade desejada.

Dentro da gestão de estoque existem alguns sistemas informatizados que auxiliam no controle dos materiais que precisam ser comprados. Entre eles está o MRP (Materials Requeriment Planning), quem em português quer dizer Planejamento das necessidades de materiais. Este é um sistema funções de gestão que colhes as informações necessária para a tomada inicial de uma produção, colhendo informações desde a previsão de vendas gerada pelo setor comercial até a necessidade de horas disponíveis de maquinas para ser trabalhada durante o mês na produção para o atendimento da demanda gerada.

Outro sistema bastante utilizado, é o Just in time (JIT), uma técnica japonesa criada por Taiichi Ono, na Toyota Motor Company, com a intenção de eliminar os desperdícios, produzindo na hora certa, na quantidade necessária, e no local correto. O Just in time (JIT) tem como filosofia trabalhar com estoque zero ou o mínimo possível.

Este sistema tem como uma das grandes vantagens a redução de custos com manutenção de estoque, já que só será produzido somente a quantidade necessária no momento exato.

E como desvantagens pode a empresa também pode perder a oportunidades de uma grande entrega, pelo fato de haver sempre o mínimo de produtos estocados.

É importante saber que as atividades de manutenção dos estoques geram altos custos para as empresas, sendo necessário assim manter sempre o mínimo de estoque possível dentro do seu estoque de segurança.

O descontrole do estoque causaria serias consequências a empresas, pois o mesmo esta interligado com outros setores, podendo ocorrer o aumento do custos e despesas financeiras da empresa, causando até o desabastecimento de toda a cadeia produtiva, gerando grandes prejuízos.

POLITICAS DE ESTOQUE

A administração do estoque na empresa, depende das políticas adotadas por ela. Essas políticas definem como os estoques deverão ser reabastecidos, qual será o seu estoque de mínimo, qual o momento certo de produzir para atender a demanda entres outras diretrizes existentes nessa política.

Essas políticas vai depender de alguns fatores entres eles, da natureza dos matérias que serão armazenados, do perfil dos seus clientes, do mercado em que atuam entre outros.

Umas das políticas de gestão utilizada pela maioria das empresas está a de planejar de acordo com as previsões de venda, onde algumas ferramentas tecnológicas são capazes de prever aproximadamente a quantidade de venda, tendo uma noção do quanto se deveria comprar ou produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com