TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing

Por:   •  14/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Marketing

1.0 Estratégia Competitiva

É o modo como uma empresa pode competir com maior eficácia para fortalecer sua posição no mercado, ou seja, significa ser diferente dos concorrentes. Com isso é necessário desenvolver um conjunto de atividades específicas para dar suporte a posição estratégica. Podemos dizer também, que é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidas por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Vantagem competitiva

É um conjunto de características que permite a uma empresa ser diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, diferenciando-se da concorrência, por isso, obtendo vantagens no mercado. Ou seja, a vantagem competitiva precisa ter valor para seus clientes. Essa diferença precisa ser desejada, buscada, almejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor para os clientes, que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva é desperdício.

Existem três tipos de vantagens competitivas: Custo, diferenciação e público-alvo.

 Vantagem por custo, nesse tipo de estratégia, a empresa procura ter baixo custos no seu setor de atividade. Dessa forma a empresa apresenta um âmbito de atuação amplo e procura atingir diversos segmentos de mercado, sendo a própria amplitude da empresa um importante fator de vantagens ao nível dos custos. Nesse tipo de vantagem a empresa pode obter um custo baixo em relação aos concorrentes, assim tendo como característica o impacto direto na lucratividade da empresa.

Vantagem por diferenciação, optando por esse pela estratégia de diferenciação, a empresa deve procurar ser única ao seu setor no que respeita a algumas áreas do produto/serviço mais valorizadas pelos consumidores. Nessa estratégia permite a empresa praticar preço superior ou obter uma maior lealdade dos consumidores. Isso também irá depender do setor em que a empresa atua, estas áreas poderão ser características do próprio produto, prazos de entrega, designer utilizado, as garantias, as condições de pagamento, a imagem, a variedade e qualidade dos serviços associados, a inovação, entre outras. Nesse tipo de vantagem a organização seleciona um ou mais atributos mais valorizados no mercado, posicionando-se de forma única para satisfazer as necessidades do cliente. Portanto, a empresa deve procurar sempre formas de diferenciação.

Vantagem por público-alvo, essa estratégia consiste tem por objetivo a empresa concentrar suas ações em um seguimento de mercado que ela pretende trabalhar, conquistando um posicionamento na mente do consumidor para obter a preferência de consumo como vantagem competitiva. Vale salientar, que essa estratégia é a mais difícil de alcançar a liderança.

A vantagem competitiva que iremos escolher é a vantagem por diferenciação. Pois a empresa irá oferecer os produtos em locais onde há carência de produtos derivados do côco, buscando atender a satisfação de nossos consumidores, devido à característica dos produtos oferecidos, a qualidade dos serviços e a variedade. A nossa maior diferença junto ao mercado será trabalhar com produtos de sabor específico do côco.

2.0 Produtos

Os produtos ou serviços oferecidos ao mercado têm como finalidade básica satisfazer a necessidade ou desejo de um grupo de pessoas, sendo disponibilizado de uma forma acessível e agradável. Segue abaixo os produtos que serão oferecidos no quiosque:

- Água de côco

- Cocadas

- Bolos

- Doces

- Bombons

- Vitaminas

3.0 Marca e Logomarca

A marca podemos dizer que é o maior patrimônio de uma empresa, porque lhe confere singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras empresas. Ela está relacionada com produtos, mas com eles não se confunde e tem a ver com os valores que o consumidor a ela agrega, por várias razões. A marca é um dos ingredientes que as empresas utilizam em suas estratégias para diferenciar sua oferta. A marca deve estar vinculada a algumas particularidades relacionadas à criação e manutenção do valor percebido pelo consumidor.

Logomarca, mais conhecido como logotipo, a logomarca é a padronização da escrita de um nome. Se um nome for representado sempre com as mesmas características gráficas, seja por um desenho, letra ou ambos juntos, ele terá uma logomarca. Geralmente usada para apresentar nomes de empresas produtos ou serviços a logomarca procura expressar atributos dos mesmos através de suas formas cores e tipologia.

É importante ter uma boa marca e logomarca, pois isso é o maior patrimônio de um negócio bem sucedido. Com isso, tem como importância para empresa:

- Conquistar novos clientes;

- Trazer fidelização de clientes;

- Reforçar o nome da empresa;

- Criar vínculos com clientes;

A escolha da marca “Sabor do Côco”, remete o que de fato a empresa proporciona aos seus clientes, pois a Sabor do Côco traduz sabores específicos da fruta.

A escolha da Logomarca da empresa foi elaborada com a imagem de côco, para reter atenção do consumidor ao passar na rua e remeter instantaneamente ao côco e seus derivados.

Logomarca:

[pic 1]

4.0 Estratégia de Divulgação

Inicialmente nossa divulgação será através de panfletos, em barracas de praia, em semáforos nas localidades próximas ao quiosque, hóteis, bares e divulgações nas redes sociais. Daremos início com trinta dias de antecedência da inauguração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com