TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Logística?

É o processo de gerenciamento estratégico de suprimentos, através de planejamento, organização, controle, movimentação, armazenagem, eficiência e seus canais de marketing, garantindo a integridade e os prazos estabelecidos de distribuição, de modo a maximizar a lucratividade, agregando valor ao cliente, atendendo suas necessidades.

A missão do gerenciamento logístico planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade ao custo mais baixo possível. A logística e vista como um elo de ligação entre o mercado e a atividade operacional da empresa.

O gerenciamento logístico tem potencial para auxiliar a organização a alcançar tanto a vantagem em custo/produtividade como a vantagem em valor.

Cadeia de suprimentos.

A cadeia de suprimentos engloba todas as etapas envolvidas, direta e indiretamente, do processo de produção e realização dos pedidos dos clientes.  A cadeia de suprimentos não inclui somente fabricantes e fornecedores, mas também, todas as funções envolvidas no desenvolvimento do pedido do cliente, marketing, operações, finanças, distribuições, transportes, serviços de atendimento ao cliente, depósitos, e os próprios clientes.

O objetivo da cadeia de suprimentos é maximizar o valor gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimentos é a diferença entre o valor final do produto para o cliente o os custos gerados na produção do pedido de seu cliente. A lucratividade da cadeia de suprimento é o lucro total que será dividido entre as etapas da cadeia de suprimento, ou seja, a diferença gerada entre o valor do produto final e os custos, que seria o lucro, é dividido entre todas as etapas da cadeia de suprimento. Quanto maior sua lucratividade mais sucedida será a cadeia de suprimento. O sucesso de uma cadeia de suprimentos é definido com base na sua lucratividade.

A única fonte de receita de qualquer cadeia de suprimento é os clientes, eles são os únicos representantes reais, de fluxo de caixa positivo em uma cadeia de suprimentos. Todas as etapas da cadeia de suprimentos geram um fluxo de caixa, pagar um fornecedor, por exemplo, e esses fluxos geram custos dentro da cadeia. Portanto um bom gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle desses fluxos, nas etapas da cadeia de suprimento para maximizar a lucratividade.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos são os métodos e as ferramentas utilizadas para proporcionar uma melhor integração de todas as partes envolvidas numa cadeia de suprimentos, consiste em coordenar estrategicamente todas as atividades envolvidas, desde a pré- produção até a entrega do produto. O gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle dos fluxos, o planejamento da cadeia de suprimento, as estratégias, o controle de qualidade entre outros.

O controle do estoque e materiais é de suma importância para quem trabalha com vendas no varejo, supermercados por exemplos, controlar o estoque melhora o desempenho de sua cadeia de suprimentos. Para auxiliar no gerenciamento são utilizadas ferramentas de controle de estoque, que informam a quantidade e a necessidade de abastecimento, ferramentas como Curva ABC, PEPS, UEPS, Custo Médio, utilizadas para o gerenciamento do estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com