TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fordismo na Atualidade

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.105 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO: 4

2 DESENVOLVIMENTO: 6

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL: ....................................... 6

2.1.1 PRINCÍPIOS DE FORD NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS: ................. 6

2.1.2 FORDISMO INFORMAL:...............................................................7

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM:.................................................................. 9

2.2.1 HOMEM E TRABALHO NOS TEMPOS MODERNOS:.................................9

2.2.2 FORDISMO NO MCDONALD'S: 10

2.3 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE: 13

2.3.1 TRABALHO, CULTURA E IDEOLOGIA: 13

2.3.2 A FLEXIBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES: 14

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: 17

2.4.1 IMPORTÂNCIA DO TIC NO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO:...17

2.4.2 TRANSFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: 18

3 CONCLUSÃO: 19

4 REFERÊNCIAS: 21

1 INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é apresentar o fordismo e o pós- fordismo tudo que eles influenciaram e influenciam de maneira positiva e negativa ate os dias de hoje. Nascido nos EUA Henry Ford foi o inventor do fordismos revolucionando a indústria automobilística idealizando a linha de montagem trazendo com isso três princípios básicos, principio da produtividade, principio da economicidade e principio da intensificação, que ainda tem influencia nas indústrias atuais. Com o aperfeiçoamento da tecnologia e a implementação de maquinas no setor de produção alavancou o índice de desemprego fazendo com que muitos imigrassem para o trabalho informal como uma medida provisória a fim de buscar o seu sustento e de seus familiares, mas para muitos acaba se tornando permanente pela falta de oportunidade no setor formal.

Sofrendo a necessidade da procura e oferta muitas empresas tiveram que se adequar conforme o tempo foi passando, tendo um grande crescimento devido a isso foi o trabalho terceirizado buscando facilitar a chegada de seus produtos nas mãos de seus clientes tentando atender as necessidades estabelecidas pelos compradores. Um bom exemplo de uma empresa que tem um alto índice de procura e o McDonald`s, chagando a vender uma quantidade absurda de hambúrguer por hora, eles seguem o método do fordismo (linha de montagem) se tornando uma das maiores indústrias de fast-food no mundo.

É de fundamental importância saber que em seu trabalho esta diretamente ligada a ideologia e cultura presentes em seu dia a dia, que tende abrir sua mente com o intuito de atingir os objetivos e metas da empresa. É com esse pensamento que as empresas vêm crescendo cada vez mais sofrendo influencia de tecnologias, de sempre estar melhorando o seu produto tentando baratear o seu custo procurando agradar o consumidor.

É indiscutível que o avanço acelerado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), teve um imenso impacto nas relações sócias, empresarias e nas instituições, procurando obter a eficiência e a eficácia, sendo assim tentando sempre obter o aperfeiçoamento de seus produtos. A tecnologia teve um impacto muito grande na linguagem e na sua forma de se comunicar, com a era da internet veio a facilitação, um meio rápido e viável de levar informação ao receptor, mas esse meio também pode ser muito prejudicial a empresa pela informalidade que nela se apresenta.

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 - Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1 Princípios de Ford nas organizações modernas.

Ford é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado. De acordo com o fordismo, o automóvel passava por uma esteira de montagem em movimento e os operários colocavam as peças. Logo, cada operário deveria cumprir uma função específica. Desta forma, existiam operários para determinadas funções (pintura, colocar pneus, direção, motor, etc). Com base nesse sistema Ford também criou os seus três princípios básicos:

• Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.

• Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida.

• Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção.

O Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis. Foi e continuar sendo o único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual.

O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim definitivamente a concepção de industrialização.

É interessante notar que certas ideias que consideramos velhas e ultrapassadas na realidade apenas se aperfeiçoaram com o passar dos anos por isso vamos prestar mais atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com