TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

PLT 728 – Manual de Economia e Negócios Internacionais

Resenha Cap. IV- A Macroeconomia do Setor Externo: Uma introdução.

Com a Globalização as relações internacionais se intensificaram, essas relações crescem através do comércio e investimentos entre os países. Consideramos que o mundo está interligado entre os fluxos comerciais e financeiros.

Sob o ponto de vista econômico, temos a divisão dessas relações em dois grandes blocos: as teorias de comércios e macroeconomia aberta. As teorias de comercio estudam o padrão dos comércios entre os países, já a macroeconomia aberta analisa as taxas de câmbio e o balanço de pagamento, entre outros assuntos macroeconômicos.

Dentre os assuntos macroeconômicos mais importantes, estão as taxas de câmbio e política cambial, inflação, políticas econômicas, estruturação do balanço de pagamentos.

A taxa de cambio é o preço da moeda estrangeira em comparação com a moeda nacional. A oferta da moeda vai depender da demanda, como qualquer outro produto, como por exemplo, a quantidade de exportações, entrada de turistas e capitais externos. A valorização da moeda vai depender do poder de compra da mesma perante outras moedas, assim como sua desvalorização representa a perda do seu poder de compra.

Os regimes cambiais são os modelos utilizados como taxa de cambio que os países adotam, são divididos em três categorias:

-Taxa de Câmbio fixa: trata-se de taxas que o Banco Central fixa antecipadamente e o mercado tem de operar com essa taxa. Obrigatoriamente ele compra e vende através dessa tabela já pré-estabelecida. Uma vantagem deste método é que não há risco de ocorrer instabilidade cambial, que traz várias vantagens para o pais, entre elas estão o controle da inflação. Entre as desvantagens está a perda d política monetária como instrumento de política econômica,

- Taxa de câmbio flutuante: varia de acordo com a oferta e demanda, o que a ajusta é a taxa de cambio, neste regime o BC não possui o compromisso de comprar tais divisas. A oferta é suprida pelos exportadores, já a demanda é formada por importadores. Neste regime a grande vantagem é a utilização do critério do mercado para determinar o preço, não havendo intervenção do BC. Uma das grandes desvantagens é que este sistema pode tornar as taxas muito voláteis, podendo haver grandes desvalorização cambial.

- Regime de bandas cambiais: este tipo de regime admite a flutuação dentro dos limites fixados pelo BC e se enquadra na regra de cambio fixo. Este regime foi adotado no Brasil após a implantação do Plano Real e vigorou até meados de 1999, quando o pais adotou o cambio flutuante.

A taxa de cambio esta diretamente relacionada á importações e exportações visto isso, podemos dizer que a flutuação da taxa de cambio impacta diretamente no comercio internacional. Porém a desvalorização e valorização da moeda vão além do comércio, o que impacta diretamente na inflação. A inflação é um aumento persistente nos preços.

As vantagens da valorização cambial estão relacionadas ao poder de compra do consumidor, por exemplo, quando a moeda esta valorizada os preços de produtos importados tendem á cair, atraindo os consumidores internos, mas essa valorização acaba trazendo prejuízos ao mercado interno pois aumenta a concorrência com produtos importados. Sendo assim, o preço de produtos nacionais tendem a baixar desestimulando produtores e empresários e mantendo a inflação reduzida. Porém, grande parte do mercado nacional está despreparados para concorrer com o mercado de produtos importados, o que acarreta na diminuição da produção e consequentemente no aumento do desemprego. Prejudica também as exportações, pois com a moeda relativamente mais cara, o preço do produto para compradores estrangeiros aumenta. A desvalorização cambial possui efeito contrario, ou seja, produtos importados ficam mais caros, alguns destes produtos que são essenciais, como petroleo, têm o preço reajustado, consequentemente tais produtos ficam mais caros para o consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com