TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os efeitos do coaching executivo na gestão de pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Quais os efeitos do coaching executivo na gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.951 Palavras (16 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 16

QUAIS OS EFEITOS DO COACHING EXECUTIVO NA GESTÃO DE PESSOAS

QUAIS OS EFEITOS DO COACHING EXECUTIVO NA GESTÃO DE PESSOAS

Projeto de Conclusão Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Dra Dorothy Roma.

São Paulo

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

RECURSOS HUMANOS 8

COACHING EXECUTIVO 10

2.1 AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO E METAS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

Identifica-se que hoje o mundo corporativo vive em um ambiente com mudanças constantes, rupturas tecnológicas, reestruturação estratégica, relações impessoais e competição, cada caminho escolhido pode levar ao sucesso ou fracasso de estratégias escolhidas e tarefas, um bom preparo de um executivo parece ser fator vital para uma gestão de sucesso. A Gestão de Pessoas torna-se cada vez mais primordial para a formação de executivo em seu ambiente de trabalho, onde a liderança é um fator que pode “mover montanhas” dentro de uma empresa.

O coaching executivo é um fator que levará a pessoa a se tornar um melhor profissional, mais produtivo e capacitado para decisões estratégias definidas pela organização e realização de tarefas, assim ele será capaz de ser o líder que moverá essas montanhas.

Diante deste contexto a linha de pesquisa desse TCC é desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas e tele trabalho. E o tema é coaching Executivo, assim segue-se o seguinte problema de pesquisa: quais os efeitos do coaching executivo na Gestão de Pessoas?

Segundo Daniele (2014) Depois de passar por um processo de coaching, o profissional consegue melhorar seu relacionamento com o trabalho. Ele passa a gerenciar melhor sua equipe e alcança bons resultados. Além de promoções de cargo, ele ainda obtém benefícios pessoais, como controle de estresse, melhor gestão do tempo e até perda de peso. Muitos profissionais até voltam a praticar esportes, pois passam a gerir suas rotinas de forma mais organizada, dessa forma justifica-se importante estudar a questão do coaching Executivo para compreender os fatores que influenciam cada vez mais no diferencial comportamental para o sucesso de um executivo em ascensão. Segundo Fernandes em entrevista a revista “Exame” (2014 apud ZUINI, 2014) “O coach deve ajudar o empresário a desenvolver suas capacidades e competências de forma mais rápida e eficiente, tornando-o mais maduro e comprometido e gerando melhores resultados”.

Diante disto o objetivo geral deste estudo é compreender o papel do coaching Executivo na gestão empresarial. Divide-se este objetivo geral nos seguintes objetivos específicos: (1) identificar o desenvolvimento do líder na gestão de empresas; (2) identificar como um processo de coaching executivo guia na concepção de metas e resultados e (3) identificar se um processo de coaching executivo gera atitude de desenvolvimento profissional. De onde tem os seguintes pressupostos: (1) que se evidencia um líder a partir do comportamento de liderança na empresa; (2) um processo de coaching executivo apoia no alcance de metas e resultados e, (3) um processo de coaching gera atitude de desenvolvimento profissional.

Seguem-se as seguintes variáveis a serem pesquisadas: para o objetivo específico (1) treinamento em nível gerencial e comportamento de liderança, para o objetivo específico (2) elaboração de feedback e alinhamento e definição de competências pessoais, e para o objetivo específico (3) desenvolvimento de competências e planejamento de carreira.

RECURSOS HUMANOS

No início da década de setenta, a expressão Recursos Humanos surge na administração para ser uma área nas organizações que cuida dos problemas de pessoal como um todo, podemos constatar registros antigos de que os Recursos Humanos já existiu até mesmo nos trabalhos rudimentares, mas foi nas organizações de governos e igrejas que detectamos fortes traços de utilização desta área organizacional, o comportamento organizacional de uma empresa é sempre analisado a todo tempo pela área de Recursos Humanos, que também exerce funções normais e comuns a outras áreas da organização como seleção,liderança, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, (TOLEDO, 2003).

Os Recursos Humanos são essenciais para uma empresa, pois neles que adquirimos o brilho da criatividade para a empresa, são importantes pois, como as áreas operacionais ao alocarem recursos financeiros, estabelecerem forças de venda, e controlar a qualidade dos produtos e outros demais serviços que são prestados internamente, necessitam de pessoas qualificadas e dedicas a contribuir o máximo esforço para atingir objetivos e metas, (MILKOVICH, 2013).

Segundo Milkovich (2013) são as decisões de executivos e gerentes que moldam a relação organização e empregados, e sabemos que as decisões tomadas por estes profissionais dentro das empresas precisam ser consistentes internamente, por isso são formados os programas de Recursos Humanos, atingem toda organização de forma com que nunca fiquem isolados e sim integrados.

Quando falamos dos bens ativos dos Recursos Humanos, é lembrado que muitas empresas investem seu capital nesta área, para aprimorar seus colaboradores e treina-los para alcançar metas internas.

Decisões importantes em organizações são tomadas com base no custo-benefício alcançado, no caso das decisões tomadas na área de Recursos Humanos sempre encontramos dificuldades para esclarecer os custos específicos das áreas relacionadas (DUTRA, 2013).

Segundo Milkovich (2013) empresas que são distribuídas ao redor do mundo, as Multinacionais, podem ter diferenças na administração de seus recursos humanos, pois as decisões tomadas nesta área, consideram variáveis culturais, tecnológicas, financeiras e estratégicas, cada unidade de uma empresa neste nível possui seus diferentes produtos e serviços no mercado atuante, e por isso as decisões tomadas devem atender estas especificidades.

Os empregados de uma organização devem exercer habilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com