TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA - UMA TRUFA E ... MIL LOJAS DEPOIS

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  1.696 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CISNE INSTITUTO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICO DE QUIXADÁ

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

PROFESSORA: FÁTIMA PINHEIRO

Eliano Maciel Leitão

RESENHA CRITICA - UMA TRUFA E ... 1000 LOJAS DEPOIS!

Quixadá – CE

Maio de 2016

RESENHA CRITICA - UMA TRUFA E ... 1000 LOJAS DEPOIS!

1. Identificação do livro

COSTA, Alexandre Tadeu. Uma trufa e... 1000 lojas depois!: A inspiradora receita da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo / Alexandre Tadeu Costa. – São Paulo: Alaúde Editorial, 2010.

2. Resenha crítica do livro

O autor no decorrer do livro nos relata sobre trajetória de como criou a Cacau Show o que hoje é uma das maiores empresas alimentícias do Brasil e a maior em número de lojas no mundo. Foi estabelecido uma meta de chegar as 1000 lojas até o ano de 2010, o que de fato era ambicioso, a meta era atingir esse número em 7 anos e na época a empresa estava apenas com 100. No entanto, nosso autor estava convicto que seria possível.

Costa (2010, p. 10) nos fala que sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Se é assim, por que não sonhar grande? Podem existir muitos percalços e obstáculos no meio do caminho, mas perceber que como empreendedor passará por inúmeras adversidades, porém terá que ter resiliência para não se abater, inevitavelmente terá que conviver com isso. Se procurar tranquilidade e instabilidade em poucos anos, melhor desistir de ser empresário. Costa (2010, p. 10).

Sinto o mais genuíno e sincero orgulho de reconhecer a ajuda de todos que contribuíram para que a Cacau Show chegasse ao patamar em que se encontra. Desde os colaboradores internos – dos que já estiveram conosco aos que acabaram de chegar -, os franqueados, que acreditaram no nosso sonho, e cada uma das vendedoras, que fazem a magia da nossa marca acontecer diariamente. COSTA (2010, p. 15).

Fica claro nesse trecho, a humildade e qualidade de líder que o autor demonstrar ao se sentir honrado e agradecido por ter pessoas ao seu lado, dividindo suas conquistas com ele, pois acredita no potencial de cada um valorizando a sua contribuição para a empresa.

O logotipo da marca é composto por sete estrelas, dispostas esteticamente sobre nome Cacau Show, de início essas não tinham um significado especifico, com o passar do tempo “foram criados significados para cada uma das estrelas. Significados que traduzem as nossas maiores crenças: visão, disciplina, pés no chão, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e paixão.” COSTA (2010, p. 19). Levando em consideração esse conceito cada uma das estrelas foi transformada em um capitulo do livro.

Em tudo que colocarmos nosso corpo e alma, teremos que nos empenhar, entretanto, devemos procurar coisas que nos apaixonem, gostar do que façamos, fazendo disso uma válvula de propulsão para se conquistar a felicidade e a realização. Se realmente gostamos do que fazemos, conseguiremos ter uma dedicação necessária para alcançar o sucesso.

Disciplina deve ser a palavra de ordem em qualquer empresa. Quando se trabalha se trabalha com seriedade e dedicação, oportunidades surgem das formas mais inesperadas. Mas nada cai do céu. Devemos saber falar “não” sempre que necessário e ao mesmo tempo resistir aos “nãos” que a vida tenta nos impor. E jamais ter medo de errar: isso faz parte do aprendizado e ensina lições preciosas para o futuro. COSTA (2010, p. 42).

Devemos nos dedicar intensamente ao que acreditamos e a disciplina é o primeiro passo para que alcancemos as metas que almejamos e não nos esmoreçamos com os nãos que consequentemente iremos receber em meio a nossa trajetória. Como empreendedores iremos errar, contudo devemos aprender com os nossos erros e tirar como lições para crescer nos negócios.

Temos que ter metas, sem elas não teremos parâmetros, não saberemos o que fazer e tudo vai parecer a mesma coisa, uma confusão que tomará conta de nossas cabeças e ficaremos perdidos para tomar decisões. Um empreendedor que realmente pretende crescer precisa “congelar” suas aspirações pessoais de consumo e dar prioridade ao desenvolvimento do negócio. Plantar hoje para colher lá adiante. COSTA (2010, p. 56). As metas partem desse princípio, as vezes, deixar nossas vontades pessoais e focar nos negócios, pois os caminhos para o sucesso são longos e cheios de curvas.    

Num mundo que tudo muda muito rápido, conforma-se com o lugar que se chegou é o primeiro passo para a estagnação. As conquistas hoje devem ser apenas um degrau para as conquistas de amanhã. Jamais devemos perder a vontade de aprender coisas novas, possibilidade que está o tempo todo ao nosso alcance – basta ter humildade para compreender que nunca sabemos o suficiente. COSTA (2010, p. 68).

Vivemos em um mundo agiu de informações rápidas e a mão, no computador ou smartphone, todo o empreendedor deve estar procurando reciclar-se e investindo em tecnologias inovadoras para que não caia em um mundo obsoleto e perca mercado. E ter consciência que não sabe de tudo, não detém o saber e que deve procurar o máximo de conhecimento o possível, investir na pessoa de sua empresa, dando mais respaldo e qualidade ao ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com