TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o artigo "O ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation"

Por:   •  29/5/2018  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

FAMAQUI - Faculdade Mario Quintana

MBA em Marketing Digital  |  Empreendedorismo e Inovação

Vívian Porto Ataíde

Resenha sobre o artigo

“O ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation

A partir da leitura do artigo O ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation foi possível refletir em relação há alguns aspectos que permeiam a área do empreendedorismo e relacionar com o meu dia a dia, já que trabalho e sou sócia em uma startup da área da tecnologia.

Porém, antes de entrar no mérito da minha relação pessoal com o empreendedorismo, vale fazer uma reflexão sobre as teorias apresentadas no artigo, suas contribuições e relações com o dia a dia do meio empreendedor.

Minha perspectiva em relação a teoria causal é de que ela é a mais comum no no meio empreendedor, em qualquer área. Ela permite que o empreendedor defina os objetivos e faça o planejamento do seu negócio a partir de falhas do mercado, visando sempre o maior retorno dos seus investimentos.

Como exemplo relacionado a essa teoria posso citar o programa Acelerea, promovido pelas incubadoras da UFRGS, do qual estou participando. Esse programa seleciona startups incubadas na universidade para que estudem e planejem os seus negócios, com a seguinte estrutura de conteúdo: a) Módulo I: Análise de ambiente e definição de mercado consumidor, b) Módulo II: Modelo de negócios e definição da proposta de valor, c) Módulo III: Plano de operação, d) Módulo IV: Gestão de pessoas, e) Módulo V: Estratégia e sustentabilidade, f) Módulo VI: Plano financeiro e indicadores, g) Módulo VII: Definição e proposta de valor, h) Elaboração do pitch e o caminho para o investidor, i) Banca com investidores.

Com essa estrutura é possível perceber exatamente o conceito fundamentado pela metodologia causal. Como muitas startups incubadas ainda estão na fase de validação da ideia, a universidade faz com que ela pense na viabilidade e estruturação antes de colocar o negócio no mercado ou partir para apresentação com investidores.

Por outro lado - nesse mesmo programa - também é possível notar a presença de startups já consolidadas, buscando uma reestruturação dos seus modelos de negócios. E é esse mesmo exemplo que trago relacionado a teoria effectuation.

A teoria diz que a lógica effectual permite que o empreendedor inicie um negócio, invista com recursos próprios, faça contatos e realize alterações conforme necessário, e é exatamente dessa forma que as startups que já estão com seus produtos no mercado atuam - fazendo adaptações a partir de uma ideia inicial.

Portanto, pelo trabalho me proporcionar participar dessa rede de contatos de startups, posso afirmar que a teoria effectuation também já se faz presente - principalmente na área da tecnologia.

Agora, para discorrer sobre minha relação com o empreendedorismo, trago reflexões sobre os resultados apresentados no artigo - mais precisamente do que diz respeito à a) Teoria effectuation e a intenção de empreender, b) Teoria effectuation e cultura e c) Teoria effectuation e educação formal.

Nos três tópicos mencionados acima o autor relata falas dos professores em relação aos seus alunos e suas intenções de empreender, onde a teoria effectuation influencia positivamente àqueles que têm intenção de empreender e não influencia àqueles que não possuem intenção de empreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com