TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Por:   •  3/4/2022  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Disciplina: Estudos Organizacionais

Taylorismo

Segundo o texto, uma das principais características do capitalismo é a acumulação, porém esse acúmulo citado não seria de riquezas, mas sim de objetos que trouxessem lucro a quem os obtivesse. Citando Harvey (1992) o texto menciona que o crescimento em valores reais se apoia na exploração do trabalho vivo, na exploração da força de trabalho.

Nesse cenário surgiram autores da economia clássica que pensaram estratégias para organização e controle do trabalho, dentre esses autores Frederick Winslow Taylor propôs, no final do século XIX, a ideia de gerencia científica, já que nessa época as empresas estavam tendo um grande aumento de tamanho, além da aplicação sistemática da ciência na produção. Taylor e seu taylorismo, segundo o texto propõe uma gerencia cientifica do trabalho, se empenhando em aplicar os métodos científicos aos problemas do controle do trabalho nas empresas capitalistas.

O taylorismo propunha métodos experimentação do trabalho, criando regras e padrões para executa-lo, essas regras seriam obtidas pela melhor equação entre tempo e movimento, porque para Taylor o principal papel da  gerencia era garantir a eficiência. O texto cita que Baverman (1987) afirma que sempre existiram métodos experimentais aplicados ao trabalho, e que os próprios trabalhadores, através da experimentação, buscavam a melhor maneira de executar seus trabalhos, a grande diferença para as ideias de Taylor é que o mesmo defendia que o estudo do trabalho deveria ser feito por aqueles que administram e em favor dos mesmos.

Segundo Taylor (1987), a gerência precisa ter total controle dos processos de trabalho, impondo de maneira rigorosa a maneira como o trabalho tem que ser executado.

A principal característica da gerencia cientifica proposta por Taylor, segundo o texto, é a expropriação do saber do trabalhador, ou seja, a exploração do conhecimento do trabalhador sobre o processo de trabalho para uma maior eficiência da produção.

Taylor então faz uma separação entre execução e concepção, já que percebeu que os trabalhadores tinham um conhecimento maior dos processos de trabalho do que a gerencia, e por isso poderiam vir a fazer cera, que segundo mesmo seria uma posição política dos trabalhadores  acreditando que trabalhando menos estariam preservando os postos de trabalho.

Com a separação entre execução e concepção, a gerencia se encarrega da concepção, planejando , calculando tempo-movimento e expropriando o saber o trabalhador, permitindo um maior controle sobre o processo de trabalho, enquanto ao trabalhador resta se encarregar da execução.

Fordismo

A característica mais marcante do Fordismo sem dúvida é a esteira rolante, que fazendo o trabalho ir até o trabalhador consegui ganhos impressionantes na produtividade. Segundo o texto a implementação do Fordismo não significou apenas um novo modo de organização do trabalho e da produção, mas também um novo modo de vida.

O Fordismo tinha como fundamento o controle do processo do trabalho, intensificando o processo de controle da força de trabalho viva, diferente do Taylorismo, a intenção do Fordismo não era apenas dominar a força de trabalho, mas conquistar a adesão dos trabalhadores.

O texto menciona algumas das principais características do Fordismo que segundo Harvey (1992) são: a produção de massa significativa, um novo sistema de reprodução da força do trabalho, uma nova política de controle e gerencia da força de trabalho, uma nova estética e uma nova psicologia .

Segundo o texto, Gramsci (1976) diz que o Fordismo criou um novo tipo de trabalhador, que o mesmo chama de operário massa, e que a constituição desse novo tipo de trabalhador e desse novo modo de vida que acompanha as mudanças no padrão de produção, chamado por ele de americanismo, adequaram o trabalhador ao novo ritmo de trabalho.

Outro traço muito marcante na indústria Ford  era o alto fluxo de rotatividade entre os trabalhadores, já que a implementação desse novo ritmo de trabalho sofreu forte resistência dos mesmos, muitos não aceitavam essa forma de controle e gerencia de trabalho. Então para conquistar a adesão da classe trabalhadora foi implantada a elevação dos salários como medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com