Sistemas de Suporte as Operações
Por: John Torres • 13/6/2023 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 57 Visualizações
Sistemas de Suporte às Operações
Sistemas de Processamento de Transações - Processam os dados resultantes das transações de negócios, atualizam bancos de dados operacionais e produzem documentos de negócios. São sistemas integrados que atendem o nível operacional, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., onde os recursos são predefinidos e estruturados.
Exemplos: sistemas de processamento de vendas. Sistema de Controle de Estoque.
Sistemas de Controle de Processos - Monitoram e controlam o processo industrial. É um conjunto de ferramentas para gerir as atividades empresariais, com o objetivo de otimizar o fluxo de produção, com foco na melhoria contínua e aumento de produtividade.
Exemplos: refino de petróleo, geração de energia e sistemas de produção de aço.
Sistemas de Colaboração Empresarial - Suporte à comunicação e colaboração para equipe, grupos de trabalho e empresa. É usado para facilitar o compartilhamento eficiente de documentos e conhecimento entre equipes e indivíduos em uma empresa.
Exemplo: sistemas de e-mail, chat e videoconferência.
Sistema de Suporte Gerencial
Sistemas de Informação Gerencial (Management Information Systems - MIS) - Fornecem a informação na forma de relatórios e telas pré-especificados para dar suporte à tomada de decisão de negócios. Resumindo, o SIG contribui na interpretação dos dados que são coletados, facilitando o seu uso para as decisões estratégicas da empresa De maneira geral, o foco está em: monitorar a empresa, comparar os desempenhos, contribuir para a realização de previsões mais assertivas.
Exemplos: sistemas de relatórios de análise de vendas.
Sistemas de Apoio à Decisão (Decision Support Systems - DSS) - São processos utilizados para transformar dados e informações que auxiliem no processo decisório da empresa. A função principal é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico e controle gerencial. Sua demanda surgiu com o crescimento competitivo entre organizações.
Muitas empresas estão utilizando SAD para melhorar o processo decisório. As razões citadas pelos gerentes são: necessidades de informações novas e mais precisas; Necessidade de Ter informações mais rapidamente; O monitoramento das inúmeras operações de negócios da empresa estava cada vez mais difícil; A empresa estava operando em uma economia instável; A empresa enfrentava maior concorrência nos mercados interno e externo.
Exemplos: sistemas de cálculo de preço de produto, previsão de rentabilidade e análise de riscos.
Sistemas de Informação Executiva (Executive Information Systems - EIS) - Fornecem aos executivos e gerentes informações fundamentais a partir de uma ampla variedade de fontes internas e externas em exibições em tela de fácil utilização. Proporcionam acesso a informações detalhadas, oferecem facilidade de uso, intuitivo, sem necessidade de treinamento específico.
Um Sistema Especialista é um sistema que utiliza o conhecimento humano capturado num computador para resolver problemas que normalmente seriam resolvidos por especialistas humanos que são utilizados para resolver problemas específicos de uma empresa.
...