TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 14
  1. INTRODUÇÃO

            O trabalho possui três resumos, dois sobre Administração Científica de Taylor e um sobre teoria Clássica de Fayol, e uma entrevista em uma indústria de produção. O trabalho aborda administração cientifica de Taylor que tinha como objetivo aumentar a produção com custos mais baixos para se obter maiores lucros. E também a teoria clássica de Fayol que dava ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente ao contrario da administração cientifica que dava ênfase na tarefa realizada pelo operário.

          A entrevista foi elaborada pelo grupo, com objetivo de saber se a empresa entrevistada segue os critério de administração científica de Taylor. A entrevista foi realizada em um industria de produção, e tivemos um resultado de avaliação esperado.


2.0 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

DE FREDERICK W. TAYLOR

            A eficiência de uma empresa, seja ela atual ou não, é um dos principais fatores para o sucesso da mesma, desde as organizações mais antigas, esse fator é explorado ao máximo, na tentativa de alcançar o modelo perfeito. Baseando-se nesses fatos, O Engenheiro Mecânico e Operário Frederick W. Taylor depois de um longo período de estudo e experimentos criou a Administração Cientifica, e em 1911 lançou seu primeiro livro, apresentando seus princípios que são bem aplicados até os dias de hoje.

          Um dos principais problemas das fábricas era a relação entre o patrão e o operário, enquanto um lado buscava maior produção, custos baixos, e assim conseguir maiores lucros, a classe trabalhadora queria maiores salários, sem serem explorados, o que era praticamente impossível sem um sistema organizado.

            Taylor nota que um dos fatores de falência das indústrias, é a vadiagem dos empregados no trabalho, que reduziam propositalmente a produção em até um terço do normal, para evitar a redução de seus salários. A vadiagem era causada por três fatores: O erro por parte dos funcionários em deduzir que a maior produção com a ajuda das maquinas iria aumentar o desemprego de grande número dos operários, uma teoria que falha, pois é preciso maior numero de operários para acompanhar o desempenho da maquina que não faz o trabalho sozinho, aumentando assim os empregos.

          O sistema defeituoso da administração que força os trabalhadores a fazerem cera no trabalho, a fim de proteger seus interesses, ou seja, a exigência do aumento de produção por parte dos patrões faz com que os operários reduzam intencionalmente a produção para formar um padrão alto, evitando a sua exploração. E os métodos ineficientes do sistema empírico, que não faziam estudos e calculavam os tempos de diferentes meios de produção, e consequentemente faziam os operários perder muito tempo e esforço durante as realizações das tarefas.

             Assim, Taylor cria o Método Cientifico, para corrigir esses erros, e assegurar o máximo de prosperidade tanto dos patrões quanto dos empregados, mantendo permanentemente a eficiência da mesma. Das varias mudanças de Taylor, á primeira foi a substituição do modo empírico pelo cientifico, onde a indústria é guiada por estudos devidamente comprovados, onde o principal objetivo é a maior eficiência de todas as partes da empresa.

            O modo de contratação do trabalhador antes sem critérios, agora o candidato passa por um exame cientifico para apontar quais são suas aptidões e designalo para uma atividade onde ele tem maior facilidade e um progresso continuo até chegar o mais próximo possível da máxima eficiência.

            A cúpula cientifica deve estudar cautelosamente cada tarefa, e as diferentes maneiras de executa-las, assim tendo um estudo detalhado de qual é a melhor maneira de se fazer aquela atividade, passando isso para os operários para que tenham um padrão de produção, evitando a disseminação de maneiras erradas de trabalho, para isso também deve ser estudado, as matérias-primas, maquinas, ferramentas, modos de uso, processos e métodos, tudo com o objetivo de padronização e evitar o desperdício tanto de produto, quanto de tempo e diminuir o esforço feito pelo trabalhador, mantendo um desempenho alto por mais tempo.

             O trabalhador deve atingir uma produção mínima estabelecida pela gerencia a partir dos parâmetros de produtividade, para que essa produção mínima não acabe explorando o trabalhador, e só assim  o operário terá seu salário garantido, o que evita o desleixo por parte do trabalhador que antes tinha o salário garantido independente da produção atingida. Depois do salário garantido, o trabalhador tem a oportunidade de aumentar seu salário, com o plano de incentivo salarial, que paga o trabalhador por quantidade produzida, fazendo justiça ao salário do mesmo.

             O trabalho em conjunto é um fator importante desse sistema, administrador e operário trabalham de maneira conjunta afim de conseguir maior produtividade. Os patrões planejam e o trabalhador executa seguindo os outros princípios, assim aumentando a produção, reduzindo os custos e aumentando o lucro da indústria, atendendo aos desejos do administrador que por sua vez, aumenta o salário do operário atendendo também os seus desejos.

            Outro fator importante da Administração Cientifica é a divisão do trabalho e especialização do trabalhador, antigamente o trabalhador executava diferentes tarefas para obter um produto final, perdendo tempo na transição de tarefas, demora na preparação de tarefas onde não tinha aptidão, mas com o novo método, uma tarefa era dividida no máximo possível de sub-tarefas, e designada para vários trabalhadores, assim suas novas funções eram movimentos simples.

           A supervisão deve ser dividida em áreas, deve-se ter pelo menos um supervisor por área de produção para fazer controlar e garantir que cada operário esteja executando e de forma correta, o seu trabalho, garantindo maior eficácia. As condições de trabalho devem ser as melhores possíveis,Taylor verificou que as condições de trabalho interferem no resultado final de produção, por isso, os modos de trabalho, local, ambiente, posição de maquinas, dentre outros fatores de estética devem atender as necessidades do trabalhador, que trabalha mais motivado e produz mais.

           Com consequência dos baixos custos de produção e produção larga escala, proporcionados pelo método de Taylor, os produtos poderiam ser comercializados por um preço mais acessível, atendendo a uma massa maior da população.

             Taylor se preocupava com os erros dos padrões, se o resultado proposto pela cúpula cientifica difere dos resultados finais previstos, estava evidente que algo estava errado no sistema, então sua preocupação era manter os métodos do sistema funcionando.

              Analisando o método cientifico proposto por Taylor, entende-se que seu objetivo era atender as necessidades dos operários e dos administradores, facilitando ambos os trabalhos através de meios minuciosamente estudados e comprovados de sua eficiência, garantindo um ambiente prospero de trabalho sem qualquer empecilho que possa atrapalhar o modo eficiente de se produzir, visando o progresso da indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com