TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Logística

Por:   •  18/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (ETEASD)             [pic 1]

Aluno: Rubens Martins Macêdo Silva

Curso: Técnico em Logística

  1. Explique o que é vantagem comparativa, pesquise e forneça mais três exemplos de vantagens comparativas de outros países a exemplo de Brasil, que é forte produtor e exportador de alimentos (agricultura em função de suas vastas terras) e Japão (que é forte produtor exportador de tecnologia).

Relacionada ao comércio entre países, a Teoria das Vantagens Comparativas trata de um principio que pretende explicar princípios comerciais e econômicos sobre o comércio internacional contemporâneo. A Teoria explica o comércio entre dois países, regiões ou pessoas, mostrando as vantagens e desvantagens desse processo.

Exemplos:

  • Por exemplo, Portugal é especialista em produzir vinhos e a Inglaterra se destaca na confecção de tecidos. Se Portugal gasta menos mão de obra para produzir a bebida e para a Inglaterra é mais vantajoso produzir os tecidos, os países devem entrar em acordo para trocarem as mercadorias um para o outro, em uma decisão na qual os dois lucrem com esse comércio.
  • No Brasil, podemos considerar como exemplo de vantagem comparativa a indústria automobilística nacional, que conta com aço e energia elétrica em abundância para sua produção, considerando que são matérias primas de baixo custo no nosso país. Sendo tão prático ao mercado brasileiro trabalhar com esse tipo de produção, marcas de fora investem em ampliações e extensões de fábricas no Brasil, ampliando linhas de produção e contando com nosso trabalho no comércio.
  • Mão de obra do Japão e mais produtiva do que os trabalhadores dos Estados Unidos.

2.     SOBRE O PIB: é a principal medida econômica de um país. Dê a sua definição (discuta amplamente) e explique as variáveis que o compõe (sua formação). (Mínimo 10 linhas)

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários. Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises. O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos. Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos do fator trabalho com os rendimentos de outros fatores produtivos.

3. Vamos falar agora um pouco da tão temida inflação, defina-a, comente os tipos de inflação, fale resumidamente sobre o Sistema de Metas do Brasil e cole no seu Projeto a tabela atual de metas que consta no site do Banco Central.

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser dividida em:

  • Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (210.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com