TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip Complementar: Racismo é Burrice

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 6

Racismo é Burrice;

O motivo que levaram o autor da música a compor a mesma foi o preconceito contra os negros e nordestinos por conta de sua raça e origem. Visando a composição podemos chegar a conclusão de que o racismo está em todo lugar seja em casa, seja na rua, seja no trabalho ou na escola em todo lugar à racismo, podemos analisar que a crítica feita afeta também a elite do país, pois infelizmente o preconceito começa por eles “onde quem tem mais leva vantagem ou pela sua cor e raça”.

[pic 1]

Justificativa: “Só é burro quem é racista”, com base a nesta frase e esta imagem citada, podemos entender de que os inferiores não são as vítimas de racismo e sim os infratores.

Uma mulher foi presa, sob a acusação de injuria racial na praia da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro a mesma foi filmada ao proferir ofensas contra uma agente de viagens. A acusada pagou fiança e responderá em liberdade.  Domingo 28 de Agosto de 2016.

A música reflete sobre o preconceito contra a raça e origem das pessoas, infelizmente em pleno século 21 existe esse medíocre pensamento nas pessoas, não apenas aqui em nosso país, mas em todo mundo existem pessoas que se acham superior aos nordestinos ou aos negros ou índios, por ter uma classe social enfim, o nosso mundo está repleto de ações que se tratam do racismo. Com todo respeito, a nossa pátria amada pode se sentir envergonhada por existir isso, pois como sabemos antes de ser colonizado pelos portugueses, o Brasil era dos povos de todas as cores, raças e origens.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/08/1808817-mulher-e-presa-em-flagrante-por-racismo-na-praia-da-barra-no-rio.shtml

O Bêbado e A Equilibrista

Em 1979 ano em que foi gravada esta composição que retrata a situação do Brasil naquele período o fim da ditadura militar, com isso gerou uma abertura democrática, porém o regime mantinha-se firme “O Bêbado representa a classe artística, e a Equilibrista representa a democracia que se firmava naquele momento.”

[pic 2]

Justificativa: Momento a qual onde se levantasse algum cartaz para protestar quem levantaria poderia pagar com a vida.

Povo sírio luta por liberdade e democracia e contra a ditadura de Bashar al Assad. O povo sírio tem-se organizado como pode, através de comités locais, reuniões de bairro, assembleias populares etc. para lutar pela liberdade, pela democracia e por melhores condições de vida, ao mesmo tempo em que tenta travar as forças contra revolucionárias no teatro de guerra, representadas pelo regime de Bashar al-Assad, pelos jihadistas da Al-Qaeda e pelos governos provisórios fantoches orientados pelos Estados Unidos. A situação dos rebeldes e das forças revolucionárias é muito difícil, sobretudo porque têm pouco armamento, e quando o têm é fraco e insuficiente face ao do regime e de outros movimentos; apresentam dificuldades de organização e comunicação no terreno com as várias células rebeldes localizadas em vários pontos do país e problemas de financiamento para garantir efetivos suficientes para proteger as cidades já libertadas do regime, explicou Abu Maen.

O momento em que o Brasil vivia naquela época era de extrema bagunça política e social, onde militares eram responsáveis pelas façanhas cometidas no período da famosa ditadura militar. Com isso gerou-se um movimento a qual hoje podemos chamar de democracia que fez com que todos nós podemos lutar pelos nossos direitos e igualdades. Fixo que a ditadura de uma forma não legal abriu as portas para que tivéssemos acesso a determinados direitos que com o movimento era impossível de se adquirir.

Sobradinho

A música composta por Sá e Guarabira conta o drama da população com relação à construção de uma barragem no rio São Francisco para a construção da Hidrelétrica de Sobradinho.

[pic 3]

Justificativa: A música retrata de uma construção de uma hidrelétrica em Sobradinho, buscando assim uma imagem atual da mesma.

Represa de Sobradinho: um reservatório estratégico e desconhecido:

(Se não fosse a obra, seria muito difícil equacionar os problemas de geração de energia elétrica no Nordeste. Fundamental também para o projeto de transposição, reservatório vem passando por situações volumétricas críticas.)

Como dito se não fosse pela obra, dificilmente os problemas com energia elétrica no nordeste seriam resolvidos, foi de grande ajuda aos moradores desta região de nosso País.

http://reporterbrasil.org.br/2008/05/represa-de-sobradinho-um-reservatorio-estrategico-e-desconhecido/

O motivo de ter composto está canção é a Revolta da Chibata, a música busca manter viva na memória popular a ação dos marinheiros contra o racismo, os castigos físicos e as péssimas condições de trabalho na marinha brasileira.

[pic 4]

Justificativa: Esta imagem se relaciona com a musica, pois a mesma foi composta com base neste acontecimento.

A música retrata da revolta de um cabo da marinha que se revoltou por ser castigado por chibatas, com isto iniciou-se um movimento que mudara a história da marinha e do Brasil, torando-se assim um marco histórico para nossa população.

http://racismoambiental.net.br/?p=178007

Motivo do autor de composto está musica;

A música foi composta por conta do momento terrível que o Brásil se encontrava em plena época da Ditadura Militar. Chico Buarque relata que apesar de estarem passando por todos aqueles conflitos, quando o povo criar coragem para rebater de frente com o movimento quem irá calar a voz deles, fazendo com que chegasse o fim do mesmo, pois lutariam pelos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (329.3 Kb)   docx (770.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com