TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRA-ESTRUTURA URBANA

Por:   •  10/3/2020  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

INFRA-ESTRUTURA URBANA

CONCEITOS GERAIS

O espaço urbano além de se constituir pela área livre e edificadas, também se faz parte a rede de infraestrutura que possibilita seu uso. Se transforma em um elemento de associação entre forma, função e a estrutura.

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE REDES DE INFRA-ESTRUTURA URBANA

Para melhor compreensão pode ser divido em vários subsistemas

- Sistema Viário: compõe-se de uma ou mais redes de circulação, de acordo com espaço urbano, para receber veículos, bicicletas e pedestres.

- Sistema Sanitário: É formado por duas redes simétricas e opostas: rede de abastecimento de água potável e a rede de esgoto.

- Sistema Energético: É constituído por duas redes: rede de energia e de gás. São duas formas de energia que mais de usam no espaço urbano.

- Sistema de Comunicações: Integrado por:  rede de telefone; rede de tv a cabo; correio pneumático, usando ar comprimido pra transportar correspondências (nunca vi).

As redes de infraestrutura urbana, para se tornar harmônica, devem ser um conjunto de elementos articulados entre si. Conceito pouco usado pelas empresas de serviço público. Uma forma de organização: Os níveis usados para localizá-los e que dão origem a classificação por localização são os seguintes:

- Nível aéreo: Redes de energia elétrica telefônica.

- Nível da Superfície do terreno: Ocupado por diferentes tipos de pavimentos. Esse nível não interfere com os outros, mas sofre influência do subterrâneo já que as reparações e ampliações das redes do subsolo são executadas através da destruição da calçada.

- Nível Subterrâneo: Redes de drenagem pluvial, esgoto, gás, e também quando se pode ser escolhido, as redes de energia e telefônica. Nível mais difícil de ser organizado já que são várias empresas atuando, mas mesma ocupação do espaço.

No principio de Funcionamento das redes, o primeiro grupo é formado por eletricidade e gás. O segundo grupo é formado por aqueles que funcionam sob pressão. O terceiro grupo é formado por aqueles que dependem da força da gravidade como rede de esgoto, drenagem pluvial e pavimentação.

HISTÓRIA DA INFRA-ESTRUTURA URBANA

A primeira a parecer foi a viária, em seguida a sanitária e depois as energéticas. Um exemplo da antiguidade é Roma que contava com bom sistema de abastecimento de água. Através de aquedutos de 50km ou canalizações de 350 km, geralmente de alvenaria de pedra.

Em 1831 na Europa aparece a primeira legislação regulamentando os esgotos (1831). Na Alemanha se constituem comissões para debater, estudar e estabelecer normas para os esgotos das cidades alemãs. Na Espanha Cerdá faz o plano de ampliação para a cidade de Barcelona e projeta ruas como um verdadeiro sistema. Na Inglaterra aparece a primeira legislação contra poluição causada por esgotos lançados nos rios e outros corpos de águas.

No final do Século XIX, apareceram as redes de energia elétrica, primeiro para iluminar o centro das cidades e logo depois para substituir os cavalos que puxavam os bondes. A rede de eletricidade passou a ser a principal rede urbana, através dela (e rede de gás) que permitiram que as cidades se desenvolvessem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com