TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Torre Capital Gate

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  1.705 Visualizações

Página 1 de 6
  1. A Torre Capital Gate

Em um lugar onde a extrema arquitetura é a regra, Capital Gate emerge perto do Centro de Exposições Nacional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Este edifício, projetado pelo Abu Dhabi National Exhibitions Company (ADNEC), foi construído entre 2007 e 2010, tem 35 andares, em que cada nível tem uma forma diferente, com fins comerciais mistos.

Capital Gate é quatro vezes mais “torta” que a torre de Pisa. Deixando Pisa no passado, Capital Gate é mais do que uma torre com design diferenciado, é um complexo hoteleiro e comercial. Com 160 metros de altura e 35 andares, a Torre Capital Gate oferece 20 mil metros quadrados de espaço para escritórios, além de um hotel cinco estrelas: o Hyatt Capital Gate.

Elaborada pelo escritório RMJM Arquitetos, de Nova York, a proposta de design da Torre Capital Gate é misturar a beleza das ondas com a energia da arquitetura moderna. A ideia de movimento fica evidente a partir da inclinação da torre, que se dá a 18 graus a oeste, na direção oposta à magra do edifício. A torção contínua em toda sua forma resulta em uma edificação sem simetria, em que o efeito é justamente surpreender, seja por dentro, seja por fora.

E não é a toa que o prédio se tornou uma construção única. Ele apresenta uma aparência diferente visto de cada ângulo. Diferentes também são cada andar, cada painel de vidro, cada quarto do hotel.

Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado.

A estrutura, inspirada nas dunas do deserto, esculpida pelo vento e as ondas do Golfo Pérsico, gera um efeito visual de acordo com o ângulo de observação e adquire uma aparência diferente. Este projeto envolveu muitos desafios que foram enfrentados, a fim de atender a segurança necessária para assegurar a integridade da torre.

  1. Fundação e estrutura

A Torre Capital Gate foi construída sob uma base de sete metros de profundidade, composta por concreto e uma malha densa de aço reforçado. Para a fundação foram consumidos 7.000 metros cúbicos de concreto.

A engenharia estrutural sofisticada de aço desta torre, faz com que o trabalho seja relevante para o setor da construção da arquitetura de metal e engenharia civil, não só pela a versatilidade e aplicação de aço, mas também por superar desafios no design, entre os quais se destaca o desenvolvimento de processos inovadores e pioneiros como o primeiro núcleo pré arqueado do mundo.

Um dos desafios para os engenheiros foi o declive da torre, uma vez que os andares superiores construíram a base do impulso estrutural e criar enormes forças contra o edifício. Portanto, para lidar com as condições de gravidade, sísmica e climática tão forte dos ventos de Abu Dhabi, a fundação se baseiam em 490 pilares perfurados até 30 metros de profundidade, apoiando a uma laje de concreto com uma malha de aço reforçada de 2,0 m, para distribuir forças uniformemente e obter mais resistência. No total, para a base do edifício, foram utilizados mais de 6.000 m3 de concreto.

Mesmo com esta forte base, não seria suficiente para manter a Torre inclinada e em pé. Assim, a equipe de engenheiros e arquitetos planejaram uma criativa e revolucionária solução: construção de um núcleo com uma inclinação proporcionalmente oposta da estrutura.

Em detalhe, o núcleo foi fabricado utilizando os princípios inovadores da alta engenharia e pioneira em construção. Fundamentalmente, a novidade é a própria curva do núcleo que se inclina na direção oposta à inclinação do edifício, algo nunca tentado anteriormente, para suportar as cargas verticais e horizontais. Assim, a construção progride e a torre cresce, o peso natural puxa a estrutura do núcleo e endireita, gradualmente a adotar uma posição vertical, como um resultado de tensões externas.

Para alcançar a construção do núcleo central foi utilizado um processo que consiste numa plataforma hidráulica de apoio de um molde de 4,0 m de altura, dando-lhe a forma o núcleo. Assim, a formação de salto pode construir, passo a passo, contínua e gradual, a estrutura do núcleo.

A edificação é sustentada por um exoesqueleto de aço conhecido por diagrid. Utilizado na construção de grandes edifícios de aço, o diagrid cria estruturas triangulares com vigas diagonais de suporte. A vantagem dessa técnica é que ele requer menos aço estrutural do que uma edificação convencional, já que dispensa a necessidade de pilares e vigas internas. Na Capital Gate Tower, o diagrid fica acima de 490 estacas distribuídas amplamente e fincadas a 30 metros de profundidade para suportar a gravidade, o vento e as pressões sísmicas causadas pela inclinação do prédio. No total, foram utilizadas 13.200 toneladas de aço na torre, sendo 7.000 dessas nos sistemas de diagrid.

diagrid forma o átrio cônico interno do edifício, proporcionando ao espaço interno da torre o recebimento de luz natural. O núcleo do edifício é pré curvado, construído um pouco fora do centro. Para o núcleo foram utilizados 15 mil metros de concreto armado com 10 mil toneladas de aço. A ideia que se tem é que o prédio foi derramado, como se ele crescesse, caso a estrutura fosse endireitada.  Até o 12º andar, os pisos são empilhados verticalmente. Entre os níveis 12 e 29, os andares são escalonados entre si de 800 a 1400 milímetros, dando origem a parte magra da torre. A partir do 29º piso a variação é de 900 a 300 milímetros em relação à linha da fachada.

O vidro também foi um elemento imensamente presente na obra: foram utilizados na fachada 21.000 metros quadrados do material. Foram mais de 12.500 placas de vidros moldadas manualmente, de forma que uma ficasse diferente da outra.  Na instalação, cada painel de vidro tinha que ser montado em um ângulo diferente, devido ao perfil curvo da torre. O resultado são mais de 720 formas distintas de diamante na fachada da torre. Cada um desses diamantes pesa cinco toneladas e é formado por 18 painéis de vidro. A fachada levou ao todo dez meses para ser construída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (696.3 Kb)   docx (552.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com