TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO EMANCIPAÇÃO

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE EMANCIPAÇÃO COM BASE NO MUNICÍPIO DE OTACÍLIO COSTA
EMANCIPATION OF STUDY BASED ON COAST OTACÍLIO MUNICIPALITY

HOFMAN, Débora

Estudante de Arquitetura e Urbanismo – UNIFACVEST

OENING, Nathalha

Estudante de Arquitetura e Urbanismo – UNIFACVEST

  1. RESUMO

Este artigo tem por objetivo fazer um breve estudo, embasado na emancipação política do município da região AMURES, Otacílio Costa. Visando questões como economia, educação e saúde. Se tratando de um distrito do município de Lages, Otacílio Costa conquista sua independência buscando desenvolvimento e crescimento para uma qualidade de vida melhor para a população residente no mesmo.

Palavras-chave: Emancipação, desenvolvimento, distrito, município, Otacílio Costa, Lages.

ABSTRACT
This article aims to make hum brief study, based on the emancipation of the Region amures Policy Municipio, Otacilio Costa. Aiming Questions Economics, Education and Health. If case of hum District of the city of Lages, Otacilio Costa conquest YOUR Independence seeking Development and Growth paragraph A Quality of Life Better For Resident population there SAME.

Keywords: Empowerment, Development, District, county, Otacilio Costa, Lages.

        

  1. INTRODUÇÃO

        A importância da emancipação do município vem de uma necessidade para o crescimento daquela determinada região. Pois os distritos não tinham devida atenção para melhorar suas estruturas físicas e econômicas. Sendo assim, é de uma vontade do ser humano ter em sua essência a necessidade de melhoria e crescimento daquilo que lhe convêm. Desde modo, fazendo com que a força maior, tomasse frente para uma atitude revolucionaria na época, ocasionando a independência de um distrito com pessoas que viam um futuro promissor para a população local.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

AUTOR

TÍTULO

DATA

ABNT

NBR 6023: Elaboração de referências

2002

ABNT

NBR 6024: Numeração progressiva das seções de um documento

2003

ABNT

NBR 6028: Resumos

2003

IBGE

Normas de apresentação tubular. 3. ed.

1993

  1. REFERÊCIAL TEÓRICO

Otacílio Costa tem sua localização no Planalto Serrano, microrregião AMURES, estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil. Sua história começa como localidade, mais tarde vila, e em seguida Distrito de Otacílio Costa. Em 10 de maio de 1982, pela lei número 6.059, suas terras foram desmembradas do município de Lages, e criou-se o município de Otacílio Costa, essa leia foi sancionada pelo então Governador do Estado Jorge Bornhausen, publicado em diário oficial do Estado, em 11 de maio de 1982, sob o número 11.965.

A economia do município era baseada na indústria de papel e celulose de propriedade de americanos e também na agricultura local, outra fonte de renda do município, tendo como destaque o cultivo de maçã. Nos dias atuais, a economia encontra-se mais abrangente, também em outros ramos como têxtil, compensados e indústria moveleira, cultivo de soja, não esquecendo a agricultura e pecuária local, mas a indústria papeleira é ainda a mais importante na região e tem grande peso no estado. Também é dependente dos recursos naturais, porém com aplicações em tecnologia na exploração florestal com grandes reflorestamentos.

Devido ao crescimento e desenvolvimento ocasionados pela indústria papeleira e madeireira absorve a maior parte da força de trabalho da cidade de Otacílio Costa, observando-se claramente o crescimento continuo do comércio local, ampliando assim as opções de linhas de trabalho, consequentemente o aumento de vagas empregatícias.

A constituição foi criada somente em 1988, logo, baseava-se na Carta de 1967, sobre a organização e criação de municípios. O artigo 14 desta carta previa a edição de uma lei complementar, que indicava requisitos mínimos de população, renda e uma consulta prévia sob a população local para a criação do mesmo. Em 1982, o então distrito de Lages, encontrava-se com aproximadamente 6.000 mil habitantes, tendo uma área de 917km². A consulta previa ou plebiscito, resultou em uma votação de 4.444 votos a favor, e 940 contra a emancipação do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com