TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre o livro Cidade Construída a várias Mãos, a Experiencia de Medellín, Colômbia - Liliana

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP - FICHAMENTO

TEXTO: Cidade Construída a várias Mãos, a Experiencia de Medellín, Colômbia - Liliana

DISPLINA: THAU URB I – Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

- Com o crescimento das industrias devido a industrialização, muitas pessoas começaram a entrar em um êxodo rural, aonde elas saiam do campo e iam buscar moradia nas cidades, entre os anos de 1930 a 1980, a indústria viveu seu auge e com isso o crescimento demográfico foi crescendo cada vez mais com as pessoas que viam do campo.

- Dado ao êxodo do rural e a falta de preparo da cidade em receber tantas pessoas, a cidade começa a ser construída de uma maneira popular, com terras sendo ocupadas ou compradas de maneira ilegal.

Começa a construção de cidade popular, mediante a apropriação ou compra ilegal de lotes, predominando a autogestão como resposta comunitária às exigências próprias do cotidiano, que lentamente assomam no cenário público como estratégia para visibilizar as problemáticas. (pagina 3)

- A cidade popular precisa atender uma serie de fatores para a população que havia crescendo, como questões de habitações, ruas, espaços, empregos, dentre outros. Mas como a cidade era concebida para a classe media e alta ela foi descuidada nessa parte, fazendo que a cidade se desenvolva sem nenhum planejamento.

- Sem nenhum preparo, a cidade começa seu crescimento de forma desorganizada e despreparada para obras que precisariam de um controle maior para que possam ser entregues sem que a população corra riscos nela.

- Foi determinado que a partir dos anos 70 as produções de moradia predominam como atividades econômicas privadas, fazendo assim que as ações especulativas no crescimento urbano sem contraprestação para a cidade de Medellín.

Esse marco institucional, que pretendia normalizar e melhorar os assentamentos precários, é complementado com a institucionalização de formas de participação comunitária, em 1958, a partir da Lei Nacional de Juntas de Ação Comunal (JAC). Visibilizam-se manifestações de luta social com incidência na produção de cidade informal, e se reforçam as relações clientelistas. (pagina 4)

- O maior assentamento de Medellin foi feito na década de 1960, aonde se constituiu na comuna 1 da zona nororiental. A cidade era dividida em 6 zonas que ao todo cotiam 16 comunas na parte urbana e 5 corregimentos no lado rural.

CONTRADIÇÕES

- Com a crise governabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com