TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALAÇÕES PREDIAIS: ELÉTRICA E CABEAMENTO ESTRUTURADO

Por:   •  7/6/2017  •  Seminário  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS

ARQUITETURA E URBANISMO – CAMPUS ERECHIM

INSTALAÇÕES PREDIAIS: ELÉTRICA E CABEAMENTO ESTRUTURADO

TRABALHO SOBRE CABEAMENTO ESTRUTURADO

BRUNA LUCAS

DANIELLI MEZZALIRA

JOSIELE POLLON

WESLLEY KAISER

Erechim, 23 de Maio de 2017.

HISTÓRIA DO CABEAMENTO ESTRUTURADO

O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado surgiu como resposta a este avanço das telecomunicações com o objetivo de criar uma padronização do cabeamento instalado dentro de edifícios comerciais e residenciais independente das aplicações a serem utilizadas no mesmo. O cabeamento estruturado é uma evolução das tecnologias de redes dos anos 1980, período em que empresas de telecomunicações e computação como AT&T, DEC e IBM estavam em ascensão e investem na criação de seus próprios sistemas de cabeamento. Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progride enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO ajudam a padronizar cabos, conectores e procedimentos.

SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

Um sistema de cabeamento estruturado nada mais é que uma infra-estrutura flexível que permite a utilização de diversas aplicações, como: dados, voz, imagem e controles prediais.

[pic 1]

O conceito de cabeamento estruturado consiste na disposição de uma rede de cabos, integrando todos os serviços acima citados e que pode ser facilmente redirecionada, promovendo um caminho de transmissão entre qualquer ponto da rede. Em um sistema projetado, as necessidades de todos os usuários podem ser obtidas com facilidade e flexibilidade. Visto que é no cabeamento onde se encontram 70% dos problemas da rede é necessário o projeto de cabeamento estruturado a fim de facilitar a manutenção, prolongando o tempo de vida do cabeamento, segue dois exemplos de uma rede de cabeamento:

[pic 2]

Um exemplo de cabeamento não projetado.

[pic 3]

E este é um projeto de cabeamento de um dos data centers da Google em Iowa (EUA)

A vantagem de se ter um projeto de cabeamento é muito clara, o projeto previne gastos futuros e desnecessários, também tornando muito mais fácil o trabalho de manutenção. Possui um elevado custo inicial, porém compensa a longo prazo.

[pic 4]

Um projeto coerente de cabeamento estruturado, permite uma vida útil muito longa, podendo chegar a mais de 15 anos segundo alguns fabricantes. A fins de comparação, em uma empresa, o cabeamento resiste a diversas trocas de hardware e software ao longo dos anos, podendo, se for bem projetado, durar muito mais tempo que o software e o hardware. Segue um gráfico da vida útil do cabeamento comparada aos outros sistemas em uma empresa:

[pic 5]

Dentre as vantagens de um sistema de cabeamento estruturado estão:

- Facilidade de mudanças de layout

- Pronto atendimento às demandas de comunicação dos usuários

- Um único cabeamento para diversas aplicações

- Integração de sistemas de controle através do cabeamento

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

A estrutura de um projeto de cabeamento estruturado consiste nos seguintes elementos:

  • Entrada de telecomunicações
  • Sala de Equipamentos
  • Cabeamento vertical
  • Armários de telecomunicações
  • Cabeamento horizontal
  • Área de trabalho.

Em um esquema simplificado, o projeto de cabeamento funciona desta forma:


Legenda[pic 6]

1-Entrada do Edifício
2-Sala de Equipamentos
3-Cabeação 
Backbone
4-Armário de Telecomunicações
5-Cabeação Horizontal
6- Área de Trabalho

ENTRADA DO EDIFÍCIO

        As instalações de entrada no edifcício fornecem o ponto em que é feita a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento intra-edifício e consistem em cabos, equipamentos conectivos, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.

SALA DE EQUIPAMENTOS

        A sala é o local que abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações de aterramento e de proteção. Ela também contém a conexão cruzada principal ou a conexão secundária. É uma sala distinta do armário de telecomunicações devido à natureza ou complexidade dos equipamentos nela contidos. Todas as funções de um Armário de Telecomunicações podem ser atendidas por uma sala de equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (654.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com