TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EGITO ANTIGO

Por:   •  20/4/2018  •  Abstract  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

EGITO ANTIGO

A divisão de classes no egito antigo se divide em: classe trabalhadora na base da pirâmide, que era composta por camponeses, acima deles os artesãos. A classe intermediaria era composta por militares e funcionários públicos. Abaixo da linhagem real, que tinham a autoridade, se encontravam os escribas que eram considerados muito relevantes. Mobilidade social era possível no Egito.

Ao contrario do que muitos pensam, as pirâmides não foram constuidas por escravos e sim por funcionários do estado, que recebiam salário e tudo. Inclusive, é possivelque tenha sido no Egito antigo que tenha ocorrido a primeira greve,artistas d e túmulos receberam atrasado e não foram trabalhar.

Movimentos político e conspirações eram presentes na historia do Egito. Os movimentos existiam, mas eram os movimentos realizados pela elite que fazia efeito.

O sistema político da época era hierárquico, ou seja, de pai para filho, e foi dividido em dinastias.

O comercio de artefatos: há uma grande trama por trás desse assunto. Um egipicio para conhecer sua historia, muitas vezes utiliza matérias feitos por outros lugares ao invés de seu próprio pais, isso ocorre pois quem financiou as escavações e pesquisas realizadas no Egito, foram na verdade países europeus, que alem de terem levado os artefatos para seus países, são eles que mantem as obras em um estado conservado. Artefatos no Egito não são usados como artefatos e obras de arte e sim como comercio de turismo, onde muitas vezes a conservação não é tão boa como em outros países.

Toda via, o Egito fez um pedido de devolução das peças doadas a países europeus e outros por serem artefatos egipicios,mas prevalece o conflito de que é mais seguro manter as peças nos lugares em que estão do que voltar para o pais de origem, que corre o risco de se perderem.

Egito e Brasil: seus artefatos foram adquiridos por D.Pedro I e D.Pedro II, o primeiro arrebatou a proposta da argentina feita por um italiano. Já D.PedroII, que tinha um grande interesse pela historia, ganhou uma mumia do Egito em uma de usas viagens ao pais,(o que era costume na época receber presentes como esse quando visitava-se o Egito).

Pedra de roseta- encontrada por franceses quando Napoleão foi pro Egito-( que era na época de confronto entre França e Inglaterra)-Napoleão perdeu a batalha e a pedra foi perdida para os ingleses, que a exibiram como premio. Predra de roseta foi que deu inicio decifração do hieróglifo.Os franceses que decifraram por primeiro o hieróglifo.

Sobre as múmias:so quem é mumificado tem acesso a outra vida, assim como construir um túmulos com os objetos,comida para se sustentar.Eles não acreditavam que as múmias iam ressuscitar, e sim o espírito, mas que o espírito so ia sobreviver se ele reconhecer no mundo físico, o corpo é como se fosse uma ancora.Todos podiam ser mumificados desde que pudessem pagar por tal trabalho.Eles não deixaram documentação do que acontece com quem não se mumificar.So tem documentos da elite, e a elite se da sempre bem, então não se sabe ao certo.A oração era usada pra apagar as lembranças ruins dos mortos. Os egipicios tinham uma concepção de inferno sim, quem era inimigos dos deuses eram levados a um lugar com fogo,que queimam , porem os mortais so morrem, não vão para o inferno. Para eles o paraíso é a reproduçao do Egito e o reencontro com os entes queridos, ate a vida sexual é retomada na vida após a morte .Não matavam amulher e os cervos quando um homen morria, talvez muito improvável nas primeiras dinastias, estatuetas eram usadas para representar os cervos, mas não era comum.Uma vez selado o corpo etc, a pirâmide era fechada para todo sempre,não se tinha o interesse(apenas ladrões)de entrar, mas existia as camaras falsas.

A organização dos mitos era feita atravez de que a religiaao egipicia não tem um fundador oficial, não tem um pregador e nem um livro, e sim varias passagenas que juntas formam a historia.Havia diferenças nos contos entre povos egipicios.No Egito a passagem da informação/conhecimento era passada pela família, e os documentos falam da participação da comuninade para a educaçao religiosa.

mito de criação;antes de tudo havia um grande oceano na escuridão e as águas era bem agitadas, da água surgiu misteriosamente uma colina(ou flor de lótus)e no topo (ou na flor), surgiu o deus sol, e que ai não teria mais escuridão ai as águas se acalmaram (deus sol=Ra), o deus sentindo o desejo da criação deu a luz a um casal (luz e ar), que deram origem a outros deuses que criou a terra e o céu, que deram a luz a 5 filhos e etc.Do mito da criação chega se a monarquia, que a posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com