TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE MANUFATURA

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE MANUFATURA

Podemos definir produção como qualquer atividade que cria valores, Este termo abrange várias atividades econômicas junto ao fornecimento de bens e serviços para um usuário.

Também, pode ser definida como qualquer utilização de recursos, convertendo ou transformando uma matéria em outra.

A produção é entendida como de vários modos, não apenas como manufatura mas abrange estocagem, venda, atacado, transporte, distribuição, embalagem e outros.

Sua maior caracteristica foca o cliente como principal alvo, sendo assim, busac qualidade, inovação, entrega e menores custos, para tornar-se competitiva no mercado.

O tipo de produção realizada se caracteriza de três modos: Primária, secundária e terciária, ainda que esta denominação mudasse posteriormente para: agrícola, industrial e de serviços.

O primeiro contempla toda atividade relacionada com a exploração dos recursos naturais, sem a manufacturaçao dos mesmos. Fazem parte deste setor a mineração, a agricultura, a silvicultura, a pesca e a pecuária.

O segundo inclui os processos de transformação das matérias primas. Fazem parte dele as indústrias de siderurgia, químicas, mecânicas, têxteis ou de bens de consumo, entre outras muitas.

Os serviços abrangem setores como o transporte, a comunicação ou as transações financeiras, além de outros destinadas a satisfazer as demandas relacionadas com o lazer, ou o turismo, por exemplo.

O índice de desenvolvimento econômico de um país pode ser medido pelo índice de transferência de um setor a outro. As sociedades modernas tendem a ocupar a maior porcentagem da sua população ativa no setor terciário e cada vez menos no primário.

A produção é dividida em várias operações, entre elas: montagem, moldagem e processo. Montagem se carcteriza na junção de peças, que por sua vez já passou pela operação do processo, que nada mais é do que operações executadas individualmente. Já moldagem se encaixa na montagem, já que sua caracterisitica também transforma a matéria prima, dando outra forma e/ou junção.

Também podemos citar a variedades de produtos, nas quais se classificam entre intensa e leve, variando apenas em dois aspectos: Intensa se compreende de uma produção com vários produtos diferentes e a leve apenas de pouca variedade.

Entre várias operações, a que mais se destaca é a manufatura enxuta que se caracteriza por um modo diferente de produção onde os recursos são otimizados e os resultados melhorados.

Atualmente no mundo dos negócios é exigido que as empresas tenham que manter um elevado nível de qualidade nos produtos e serviços oferecidos, garantindo a satisfação de seus clientes. Além da qualidade exigida, as empresas estão cada vez mais atuando em função de seus clientes, procurando atender não só a especificação de um produto, mas atender a expectativa de como esse produto deve se comportar no seu fluxo de produção. Para que isso seja possível é necessário um sistema operacional flexível o suficiente para atender novas demandas de maneira rápida e eficiente. A manufatura enxuta também ajuda que a produção elimine o excesso de desperdicio, claro que por sua vez isso comtribue no custo operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com