TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Contabilidade

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros no comercio, à medida que as pessoas começavam a possuir riquezas havia preocupação de como seria possível aumentar estas riquezas e como a memorização destas informações não era fácil, tornou-se necessário realizar o registro dessas informações.

Há relatos de que as primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Já no período medieval por volta de 1200, houve a publicação na Itália do livro “LiberAbaci” de Leonardo Fibonacci, que tratava sobre aritmética, ou melhor, sobre as varias formas de se calcular.

Ainda na era medieval, houve o surgimentos de novas técnicas de metalúrgica e mineração por conta da indústria artesanal, o comercio exterior se incrementoudeixando a necessidade o registros de recebimentos e pagamentos, surgindo o Livro de caixa.

Já no período moderno a contabilidade se tornou uma necessidade.

Com o aparecimento da Obra “Tratactus de ComputisetScripturis” de FREI LUCA PACIOLI em 1949, enfatizou-se que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

Já no Brasil, o marco para a contabilidade foi a vinda da Família Real Portuguesa, o que aumentou a atividade colonial e devido ao aumento dos gastos públicos houve a necessidade de um melhor aparato fiscal.

Por meio da Lei 11.638 de 28 de Dezembro de 2007 vigoram artigos para normalização das regras contábeis no Brasil, dos quais padronizam demonstrações de Fluxo de Caixa, execução e elaboração de balanço patrimonial, livros e escriturações fiscais, e todas as disposições contábeis.

E por meio da Lei 11.941 de 27 de maio de 2009 vigoram artigos sobre parcelamentos e pagamentos de dívidas, basicamente tratando-se de tributações como IPI e PAES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com