TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Organograma: Empresa Tecnosampa......................................................11

Figura 2 – Fluxograma: Sistema Gerencial................................................................11

Figura 3 – Fluxograma: Processo de trabalho...........................................................12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        6

2.EMPREENDEDORISMO        13

3.ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

O conteúdo do trabalho relata a ligação entre duas empresas que se uniram para resolver e investir em melhorias e nas suas prestações de serviços. Uma delas é a Tecnosampa que oferece para o mercado serviços de desenvolvimento de sistema de informação, e a outra é a Steinadler, uma empresa de grande porte na Alemanha com sede no Brasil que é especializada no ramo de tintas e solventes.

O caso trata-se da ética profissional e as relações profissionais dentro do ambiente de trabalho. Neste caso se encontra o gerente de projetos da empresa Tecnosampa. Silvio Backer que se via angustiado diante dos problemas éticos que vivia dentro da empresa pois ele presenciava criações de falsas evidencias que encobriam falhas operacionais e assim passou a ser uma situação rotineira. Por mais que esta parceria se manterá rentável para ambas empresas, Silvio se preocupava, e o desejo dele era que esse problema fosse solucionado.

 A ética, é questão do ser ético em suas atitudes, Silvio lembrou da importância da Ética e por isto, ele que era responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler, tinha críticas quanto à forma como eram conduzidos os projetos, e assim procurava executar os projetos da Steinadler corretamente.

O objetivo geral deste trabalho é apresentar de forma resumida o cenário corporativo das relações profissionais e a ética profissional, que em questão se encontrava aqueles que tinham os maiores cargos dentro da empresa.


  1. ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

As empresas envolvidas nesse contexto são a Tecnosampa, a matriz alemã Steinadler e sua sede brasileira.

A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários que atuam prestando serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Possui um faturamento médio em torno de R$7 milhões/ano. Em sua carteira de clientes encontram-se empresas da área privada e também órgãos públicos. A mesma possui um bom reconhecimento no mercado de tecnologia e se destaca no mercado brasileiro por seu compromisso de entrega e inovações. Sua área técnica se certificou no programa de Qualidade ISO 9001-2008.

A Steinadler é uma grande indústria química Multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filiais espalhadas em todos os continentes, possui um faturamento médio de €300 milhões/ano, com um grande portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é voltada para o ramo de tintas e solventes (industriais e domésticos). Já realizou conquistas como o primeiro lugar no mercado Mundial com o seu produto carro-chefe que são as tintas industriais. No Brasil, a Steinadler possui uma filial importante inaugurada há 17 anos atrás. Em 2013, essa filial contribuiu com 40% do faturamento global. No Brasil a Steinadler ocupa o segundo lugar no mercado no segmento de tintas industriais.

Os personagens que estão envolvidos são o Presidente Sr. Nogueira, engenheiro de formação que sempre trabalhara na área de tecnologia, embora não diretamente com desenvolvimento de sistemas, como Presidente ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial da empresa, mas fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais. Dois vice-presidentes (VPs), um da área técnica e outro comercial. O vice-presidente técnico Ferreira era responsável pela área de operações da empresa, de modo que qualquer entrega era de responsabilidade da área a ele subordinada. Em seguida, o vice-presidente comercial, Sr. Pereira, era responsável pela conquista de novos clientes e também pela preservação dos clientes atuais, sendo a elaboração e negociação de propostas comerciais atribuições dos profissionais a ele subordinados, Pereira também tinha formação técnica, tendo atuado como programador de sistemas no início de sua carreira.

Da parte da Steinadler temos o gerente de projetos Oliveira, brasileiro, engenheiro de formação técnica, principal foco de contato com a Tecnosampa. Em seu currículo constava grande experiência como analista programador, tendo sido promovido para o cargo de gestor há pouco tempo. Oliveira estava no quadro de colaboradores da Steinadler desde o início da operação no Brasil em 2001.

Como protagonista temos o Gerente de Projetos da Tecnosampa, Silvio, graduado em engenharia em uma universidade de primeira linha do País, com especializações e certificação de projetos, o líder mais adequado disponível no quadro de colaboradores para condução dos projetos da Steinadler. Sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação; programador, analista de sistemas, coordenador e, posteriormente, gerente na Tecnosampa. Além da formação técnica, Silvio tinha conhecimentos básicos no idioma alemão e por isso foi bem-sucedido em conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler, assegurando carisma e afinidade com a alta direção do cliente.

Desde a inauguração da filial brasileira da Steinadler, em 15 de janeiro de 2001, seus executivos notaram a necessidade de tropicalização dos sistemas de informação da matriz. Os executivos brasileiros acreditavam fortemente que o cenário brasileiro possuía particularidades específicas em diversos aspectos do modelo de negócio, como tributação, logística e mesmo vendas, os quais não eram adequadamente atendidos pelo sistema coorporativo global. Foi aí então que a partir de 2009 a Steinadler decidiu iniciar uma parceria local com uma empresa de software brasileira, com a condição de manter a disciplina descrita nas normas e regras da matriz alemã. No segundo semestre de 2009, após extensa análise dos fornecedores de software brasileiros, a Tecnosampa chamou a atenção dos executivos da Steinadler brasileira em virtude da sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (120.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com