TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de lucro em meio à visão

Trabalho acadêmico: A definição de lucro em meio à visão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2012  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução: o Dilema do Contador.

Existe uma estória que narra sobre uma pessoa que estava a andar por uma praia, tranqüilamente, quando, de repente, começou a ventar muito forte. A cada instante o vento se tornava mais forte, e aquela pessoa, com medo de ser levada por este, começou a procurar uma forma de manter-se ao chão.

Nessa procura, viu alguns coqueiros próximos de onde estava. Sem pestanejar, correu o mais rápido que pode e abraçou fortemente um dos coqueiros. Ficou estática, como que grudada ao coqueiro (que balançava muito!), até a ventania passar. Quando o vento diminuiu um pouco, a pessoa, que estava abraçada ao coqueiro, pensou: “Será que a forte ventania voltará ? Será que antes dela voltar, dá tempo de trocar para um coqueiro mais firme ?”.

E o que essa estória tem a ver com a Contabilidade? Essa metáfora nada mais é do que a situação que ocorre com o Contador (de modo geral): este, ao pressentir as turbulências da economia, ou durante as mesmas, se agarrou a um “coqueiro”: os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

Desde o início do século, as críticas à Contabilidade vêm crescendo, devido às informações, por ela propiciada, não estarem de acordo com o que se deseja. Os usuários necessitam cada vez mais de informações, para a tomada de decisões. Informações que vislumbrem o presente e futuro, e não centradas em demonstrar o passado. Elas precisam evidenciar os valores patrimoniais da empresa e não somente os gastos para (custos de) suas aquisições (no caso de ativos) ou liquidações (no caso de passivo); evidenciar valores que exprimam a utilidade de cada componente do patrimônio da entidade, bem como aqueles que lhe serão exigidos.

Neste artigo, far-se-á a apresentação de uma definição de lucro, sob a visão econômica, e do trabalho realizado pelo autor dessa, bem como de suas análises, quanto à necessidade de uma definição e aprimoramento nas técnicas contábeis de avaliação e, também, dos modelos ou bases de avaliação patrimonial que podem ser divididos em dois grandes grupos: Valores de Entrada e Valores de Saída.

Busca-se apresentar, de forma resumida, os fundamentos e argumentos de cada uma dessas proposições de avaliações e as respectivas críticas. Por fim, uma breve explanação do conceito de Contabilidade a Valores Justos (Fair Value Accounting), que é o mais recente modelo em discussão.

2. Lucro Contábil: a necessidade de aprimoramento do Conceito ou Substituição?

Verifica-se, historicamente, como descrito por HENDRIKSEN (1999,p.312), que no início do século, a ênfase maior era dada ao balanço patrimonial, como relatório para os credores, ou seja, um relatório que espelhasse o mais conservadoramente possível as avaliações de ativos e passivos da entidade. Com a mudança da ênfase para a demonstração de resultados, passa o lucro a ser calculado de forma mais conservadora, evitando-se reconhecer receitas possíveis e, ao contrário, lançando-se despesas nessas condições.

Segundo MARTINS (1972,p.33) não se deve pensar que o demonstrativo de resultado ou o balanço patrimonial, têm, um em relação ao outro, maior importância: " Não existe maior ou menor importância entre Balanço e Demonstração de Lucros e Perdas. Existem, isso sim, dados e informações em ambos que se completam. "

Após a importância denotada pelos usuários à Demonstração de Resultados, essa tornou-se o novo alvo de críticas: o lucro apresentado e apurado pelos procedimentos contábeis não era a informação que se queria.

HENDRIKSEN (1999,p.199) cita algumas das críticas ao lucro contábil em sua forma tradicional:

“ [...]

1. O conceito de lucro contábil ainda não se encontra claramente formulado.

2. Não há base teórica permanente para o cálculo e a apresentação do lucro contábil.

3. As práticas contábeis geralmente aceitas permitem variações na mensuração do lucro do exercício de empresas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com