TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade financeira na organização rural

Artigo: A importância da contabilidade financeira na organização rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE FINANCEIRA NA ORGANIZAÇÃO RURAL

Conceitos, finalidade e importância da área financeira na organização rural

Para que decisões com mais coerência sejam tomadas, os produtores agrícolas precisam de um controle e gerenciamento de suas operações financeiras. Por ser uma organização rural, a mesma não deixa de se constituir-se como uma empresa, afinal, ela também tem que controlar suas despesas e custos, para então construir seu preço de mercado.

Infelizmente muitas empresas ainda não possuem uma estrutura fixa e complexa para determinar seu fluxo financeiro, e é justamente nesse quadro que se encaixa a contabilidade. Através da contabilidade, podemos ter um maior controle sobre as operações, desde a movimentação de fluxo de caixa, controles internos e externos, até mesmo ferramenta.

Características

Contabilidade voltada a uma empresa rural que cria, recria animais para engorda e comercialização;

Principais atividades que devem ser desenvolvidas

O grande objetivo da fase de cria é manejar um bezerro recém-nascido para que ele viva com saúde e chegue a época do desmame com o maior peso possível.

Recria é o período que vai do desmame até o momento que o animal atinge peso para reprodução. A recria portanto é muito importante, pois nela está um grande contingente de animais que quanto mais tempo permanecem na propriedade, alongando o ciclo de produção, mais contribuem para uma redução e eficiência e rentabilidade da atividade pecuária.

Engorda tem muita visibilidade é dela que resulta o boi gordo, ou seja, o animal pronto para o abate, o produto a ser comercializado propiciando rendimento ao pecuarista

Por se tratar de rebanho de renda: representado por bovinos para produção de bens, classificam-se no ativo permanente, deste modo esses bens ficam sujeitos à depreciação assim que estiver em condições de produzir. Portanto, os rebanhos que se destinam à venda ou a consumo serão registrados nessa conta ativo circulante – estoque e ficarão sujeitos à avaliação de estoque, pelo preço de mercado.

Registros Contábeis: Os registros contábeis devem evidenciar as contas de receitas, custos e despesas, com obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, observando-se o seguinte:

1 - os animais originários da cria ou da compra para recria ou engorda são avaliados pelo seu valor original, na medida de sua formação, incluindo todos os custos gerados no ciclo operacional, imputáveis, direta ou indiretamente, tais como: rações, medicamentos, inseticidas, mão-de-obra e encargos sociais, combustíveis, energia elétrica, depreciações de prédios, máquinas e equipamentos utilizados na produção, arrendamentos de máquinas, equipamentos ou terras, seguros, serviços de terceiros, fretes e outros;

2 - as despesas pré-operacionais devem ser amortizadas à medida que o ciclo operacional avança em relação à criação dos animais ou à produção de seus derivados;

3 - nas atividades de criação de animais, os componentes patrimoniais devem ser avaliados como segue:

a) o nascimento de animais, conforme o custo acumulado do período, dividido pelo número de animais nascidos;

b) os custos com os animais devem ser agregados ao valor original à medida que são incorridos, de acordo com as diversas fases de crescimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com