TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A receita e a despesa

Artigo: A receita e a despesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

A receita é reconhecida somente quando for provável que os benefícios econômicos relativos à transação venham a ser percebidos pela empresa (a receita foi "ganha" pela empresa). Em alguns casos, isto poderá não ser provável até que o preço da venda ou do serviço seja recebido ou até que a incerteza seja removida. Por exemplo, pode haver incerteza sobre a possibilidade de uma autoridade governamental estrangeira conceder permissão para remeter o preço da venda efetuada a outro país. Quando a permissão é obtida, a incerteza é afastada e a receita é reconhecida. Entretanto, quando surgir uma incerteza sobre a possibilidade de cobrança de uma importância já contabilizada como receita, a importância incobrável ou a importância a respeito da qual a recuperação deixou de ser provável é reconhecida como despesa, em vez de ajustar a receita originalmente reconhecida.

16. A receita e a despesa referentes à mesma transação ou outro evento são reconhecidas simultaneamente; este processo é comumente designado como confronto das receitas e despesas. As despesas, inclusive garantias e outros custos a serem incorridos depois do embarque das mercadorias ou entrega dos serviços, podem normalmente ser medidas com segurança, quando as outras condições para reconhecimento da receita tenham sido satisfeitas. Todavia, a receita não pode ser reconhecida, quando as despesas não podem ser medidas com segurança; em tais circunstâncias, quaisquer importâncias já recebidas pela venda das mercadorias são contabilizadas no passivo.

17. O conceito de receita "ganha" torna-se importante na presença de numerários recebidos anteriormente à remessa das mercadorias ou prestação de serviços. Esses valores não são tratados como receita do período em que foram recebidos. São normalmente tratados como adiantamentos recebidos de clientes a serem transferidos para receita quando esta estiver "ganha". Quando esses numerários não forem sujeitos à devolução por cancelamento da venda de produtos ou serviços, serão considerados "receita a realizar" (classificável no passivo circulante ou exigível a longo prazo, conforme os prazos estabelecidos). Essa classificação requer ponderada cautela pelo pressuposto desse numerário corresponder a um valor líquido assegurado mas dependente exclusivamente do fator tempo. Assim, a "receita a realizar" deverá sempre corresponder a um valor líquido dos custos já incorridos ou a incorrer e da respectiva parcela de impostos aplicáveis, inclusive aqueles sobre a renda. O reconhecimento desta receita em período futuro resulta no registro de um decréscimo no passivo, ao invés de um acréscimo no ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com