TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e contábil para microempreendedores individuais - MEI

Por:   •  9/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Gestão financeira e contábil para microempreendedores individuais - MEI

Fagner Matheus Matos de Sousa

Vânia Freitas Lopes

Resumo

Sabe-se que muitas empresas apresentam dificuldades para gerir seus negócios, principalmente os microempreendedores individuais. Isso tudo porque a maioria não faz uso da previsão de gastos e recebimentos da empresa. O projeto lança-se a partir da insuficiência da execução dos métodos de gestão financeira em pequenas empresas. Para sua realização, foram necessários os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, além de pesquisas. O objetivo do estudo era desenvolver, implementar e utilizar ferramentas de gestão financeira na empresa. Após realizar as análises, verificou-se que existem dificuldades relacionadas a gestão financeira, muitas vezes devido à falta de conhecimentos básicos. Por fim, o projeto apresentado propõe uma execução de planejamento financeiro em empresas de microempreendedores individuais, objetivando impulsionar esses empresários MEI fazer o uso das ferramentas contábeis/financeira em suas empresas.

Palavras-chave: Controle financeiro. Gestão financeira contábil. Fluxo de caixa. Microempreendedores.

1 Introdução

O presente projeto, trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde se tem a obtenção e o processamento de dados, através de planejamento e estratégias para o incentivo da execução do planejamento financeiro em MEI.

As MEI’s (microempresas individuais), as ME’s (microempresas) e as pequenas empresas têm um papel muito importante frente a economia local e regional. Além de gerar muitos empregos elas geram bastante lucratividade. Porém, elas encontram dificuldades em permanecer no mercado e alcançar um bom desempenho econômico.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, são muitos os fatores que devem ser levados em conta para um crescimento sustentável e que garanta vida longa ao empreendimento. Porém, com o passar do tempo, inúmeras empresas passam por problemas relacionados a aspectos financeiros, onde muitas até podem conseguir gerar receita, contudo, nem sempre conseguem atingir o seu principal objetivo: o lucro.

Contudo, ter noção sobre o andamento financeiro e contábil gera uma chance maior para as empresas, pois, a gestão financeira é o foco do negócio. Logo, para que a empresa permaneça no mercado é importante controlar suas atividades financeiras, com esse controle terá uma visão do momento em que sua empresa terá dinheiro, esse controle também permite saber o que está acontecendo e o que vai acontecer com a empresa em longo prazo, dando a oportunidade de tomar a melhor decisão. Assim, o controle das finanças é importante para o crescimento organizacional.

No que se refere à contabilidade financeira, apresenta as informações necessárias para a elaboração de demonstrações financeiras para a utilização de terceiros. É utilizada para apresentar a saúde financeira de uma organização, o que permite ao público alvo analisar como a organização está atualmente. De tal maneira a contabilidade gerencial e a financeira são áreas da contabilidade de grande relevância dentro das empresas, sendo que uma depende da outra, ambas se completam e são ferramentas essenciais para uma boa gestão empresarial.

Desta forma, o presente trabalho apresenta os conceitos, definições, ferramentas e os resultados da implementação de gestão financeira em um microempreendimento. Com base nos princípios de gestão financeira, são indicadas aplicações de instrumentos de gestão. Tais instrumentos, fornecidos ao microempreendedor individual, que permitiram um melhor controle financeiro, oferecendo soluções simples, mas eficientes para os problemas atuais da empresa.

2 Proposta para o projeto educacional aplicado

A escolha do assunto para este projeto aplicado foi determinada pelos problemas enfrentados pelos Microempreendedores Individuais - MEI em relação à gestão financeira e contábil. De acordo com dados fornecidos durante as disciplinas da pós-graduação e pesquisas realizadas, a falta de planejamento e as deficiências administrativas são os principais motivos das empresas encontrarem tantos desafios.

Nesse sentido, a seguinte pergunta de pesquisa surge: qual a importância da utilização de um planejamento e ferramentas necessárias para o crescimento das

empresas enquadradas no Microempreendedor Individual?

        Muitas empresas são abertas sem haver o controle dos dados básicos para uma gestão controlada, porém, quando se tem esse controle é possível definir melhor o planejamento, implementar estratégias e propor melhorias para promover o desenvolvimento organizacional. Isso diminui a probabilidade que a empresa tenha problemas financeiros.

        Desse modo, esta pesquisa é importante por contribuir para a melhor compreensão do tema, podendo servir, inclusive, para auxiliar o desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos. Diante disso, é reconhecido cada vez mais a importância da gestão financeira e contábil para os MEIs.

2.1 Gestão Financeira

        De acordo com Silva, Couto e Cardoso (2016) a administração financeira está ligada à criação de valor, que por sua vez é a finalidade de toda empresa. Segundo eles, o modelo básico de uma empresa é representado pelo seu balanço patrimonial, ou seja, pelos seus bens, direitos e obrigações.

        Sendo assim, a função da administração financeira em uma empresa está geralmente associada a um executivo da empresa, denominado frequentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. Esse gestor financeiro deve preocupar-se com três tipos básicos de questões, são elas: Orçamento de capital, estrutura de capital e administração do capital de giro.

        Conforme Alvares e Treter (2016) a administração financeira, assim como as empresas, tem passado por muitas mudanças, com o aumento da competitividade, principalmente quanto a sua função. O principal enfoque da administração financeira, na atualidade, é o processo decisório e as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio. Assim, a administração financeira compreende pelo conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das suas atividades financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (509.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com