TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique o que se entende pelos conceitos: demanda, quantidade demanda, função de demanda, tabela de demanda e curva de demanda?

Demanda: refere -se à relação inversa entre o preço de um bem e a quantidade demandada, ao aumentar o preço, diminui a quantidade demandada, e o contrário ocorre quando se reduz o preço.

Quantidade demanda: é a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar .

Função de demanda é uma relação matemática que reflete a relação entre a quantidade demandada de um bem, seu preço e outras variáveis.

Tabela de demanda mostra a relação entre o preço e a quantidade

A curva de demanda indica, para diferentes preços, quanto a totalidade dos consumidores compraria. Como para cada consumidor, quanto maior o preço menor a quantidade consumida, então um aumento de preço leva todas as pessoas a consumirem menos, ou seja, a quantidade total comprada no mercado se reduz.

Curvas de demanda e tabelas de demanda são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre demanda e preço.

2) Qual a diferença entre demanda e quantidade demandada?

A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

3) Conceitue a função oferta.

A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender. A relação entre o preço e a quantidade oferecida é por norma positiva, resultando daí uma curva da oferta com inclinação positiva, o que significa que quanto maior é o preço, maior é a quantidade do bem que os produtores querem produzir e vender. A explicação para esta relação positiva encontra-se no fato dos produtores concluírem que é mais lucrativo afetar maior quantidade de fatores produtivos à produção do bem sempre que o seu preço aumente, situação que se deve à Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes.

4) Qual a relação entre aumento de renda e demanda por:

a- bens normais: Normalmente existe uma relação direta entre o rendimento e a quantidade procurada, ou seja, o valor da elasticidade procura rendimento é maior que zero (ou positiva): se a renda aumenta, a demanda aumenta; se a renda diminui, a demanda também diminui, na mesma proporção. Neste caso falamos de bens normais.

b- bens inferiores: relação inversa entre o rendimento e a quantidade procurada (quando a renda aumenta, a demanda diminui). Então, diz-se que a elasticidade-renda é menor que zero (ou negativa). É o caso dos chamados bens inferiores. Geralmente, esses são os bens de menor preço.

5) Qual a relação entre o preço de um bem e seu:

a- complementar: Bens complementares: São bens que podem ser utilizados em conjunto ou que ficam melhores utilizados. Ex: Se aumentar o preço da impressora e a quantidade demandada de cartuchos diminuir é porque a impressora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com