TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Penal

Por:   •  21/6/2015  •  Abstract  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

MISTERLLANE FRANCISTER DO VALE SANTOS

MARIA ANNA KARLLA FREITAS DO CARMO

ARTIGO CIENTÍFICO CLASSIFICADO EM TERCEIRO LUGAR PARA APRESENTAÇÃO ORAL

DESAFIOS E PRECONCEITOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO, DESTACANDO O PRECONCEITO PELO SEXO MASCULINO.

Roberson lopes bolzan.

E-mail: robibolzan@hotmail.com

Prof. Orientador: Ms. Neusa Maria Orthmeyer Massarutti.

E-mail: massarutti@sercomtel.com.br;

Instituição: Universidade Estadual de Londrina - UEL.

"Buscou-se mostrar o preconceito enfrentado pelos profissionais e alunos no curso de Secretariado Executivo, em especial o do sexo masculino e buscando entender porque a presença masculina no curso é tão menor em relação á feminina".

O gênero não define a capacidade feminina ou masculina para exercer funções como na profissão de Secretariado Executivo, mas existe um preconceito de que é uma profissão apenas executadas por mulheres, apesar das mulheres de fato serem um número predominantemente do curso, mais não significa que também não seja uma aréa profissional masculina.

GÊNERO

"No artigo "Gênero, reestruturação, produtiva e trabalho", Cássia Maria Cartolo (2002) afirma que a divisão sexual do trabalhador é uma constante na historia das mulheres e homens".

"Tem-se que o trabalho das mulheres, na formação social capitalista, não foi apenas diferente, mas, também, um trabalho que não recebe a mesma valorização e consequente remuneração atribuída ao trabalho masculino".

"Conforme Harvey (1992), Valores tradicionais em relação á família, á sexualidade e á maternidade passam a ser reformulados. Mas, apesar dessas transformações a entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho representou uma mudança revolucionária na vida desta".

Nas últimas décadas houve uma reorganização na sociedade, as mulheres que antes só execiam um papel de reprodução biológica e de cuidados com a casa e com os membros da família, agora podem execer funções e tarefas no mercado de trabalho essa massa de mulheres que atuam hoje no mundo do trabalho apresentaram mudanças significativas que mudam de acordo com os diferentes tipo de sociedades e o seu momento histórico, apesar da mesma não receber a valorização devida e nem a remuneração atribuida pelo seu trabalho.

Assédio Moral

Para Hirigoyen, assédio moral seria "toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se por comportamentos, palavras, gestos, atos, escritos que podem prejudicar a dignidade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente trabalho".

"Esse tipo de assédio é definido como a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constragedoras durante a jornada de trabalho, comprometendo sua identidade e dignidade".

O assédio moral é motivo de discussões e manchetes por diversos meios de comunicação e ja é um fenômeno internacional e atinge pessoa de diversas sociedades do rico ao pobre, "Assédio Moral" nome dado a atos de disfazer dos colegas no ambiente de trabalho e que não condiz com o comportamento de um profissicional no seu trabalho, tal ato pode acarrentar danos psíquicos, depressões e angústias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com