TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parecer Feriados

Por:   •  26/10/2020  •  Abstract  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Os municípios têm competência para legislar em assuntos de interesse local e está amparada pelo Art. 30 da CFRB. O Inciso I dispõe que: “Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local;”

Portanto, o Prefeito tem competência legal para decretar a antecipação de feriados municipais.

2. COMPETÊNCIA MUNICIPAL E ENTENDIMENTO DO STF

Inicialmente, ressaltamos que embora tenhamos noticias a respeito do interesse do prefeito de Niterói -Rodrigo Neves - em antecipar os feriados de 24/06/2020, dia de São João, que passará excepcionalmente em 2020 para o dia 15/06/2020 e de 22/11/2020, dia do Aniversário da Cidade, que passará excepcionalmente em 2020 para dia 16/06/2020, até o presente momento não foi publicado o decreto bem como a lei municipal com tais medidas.

No entanto, ressaltamos que o município possui competência para criar feriados e consequentemente também possui poder para alterá-lo. Ainda mais no que tange a medidas de combate à epidemia e a disseminação do vírus, como no caso concreto.

O STF confirmou competência concorrente de Estados, Distrito Federal, Municípios e União em ações para combater pandemia da covid-19. Governadores e prefeitos estão livres para estabelecer medidas como o isolamento social para evitar a disseminação do vírus e combater a epidemia.

Conclui-se que, a antecipação dos feriados mencionados acima é lícita, uma vez que inserida no âmbito de competência do respectivo Ente Federativo (Município), diante disso haverá alteração no funcionamento das empresas privadas e públicas.

3. ASPECTOS TRABALHISTAS

No aspecto trabalhista, inicialmente ressalta-se que ponto facultativo não implica qualquer alteração no funcionamento das empresas privadas, sendo considerando dia normal de trabalho.

Quanto aos feriados, é importante observar o quanto disposto no Art. 70 da CLT combinado com o Art. 8ª da Lei 605/1949, onde há vedação ao trabalho em dias de feriados, salvo nas hipóteses de exigência técnica da atividade e permissão da autoridade competente, conforme Art. 68 da CLT.

“Art. 70 da CLT - Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos têrmos da legislação própria.”

“Art. 8º Lei 605/1949: Excetuados os casos em que a execução do serviço for imposta pelas exigências técnicas das empresas, é vedado o trabalho em dias feriados, civis e religiosos, garantida, entretanto, aos empregados a remuneração respectiva, observados os dispositivos dos artigos 6º e 7º desta lei.”

“Art. 68 da CLT - O trabalho em domingo, seja total ou parcial, na forma do art. 67, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho.

Parágrafo único - A permissão será concedida a título permanente nas atividades que, por sua natureza ou pela conveniência pública, devem ser exercidas aos domingos, cabendo ao Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, expedir instruções em que sejam especificadas tais atividades. Nos demais casos, ela será dada sob forma transitória, com discriminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com