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Uma Tipologia Cultural do desenvolvimento Econômico – Mariano Grondona

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

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Aluno: LA-THUR MORAIS

Matricula: 20180125448

Turma: Direito UFRN – Matutino – 1º período

2º semestre/2018

Uma Tipologia Cultural do desenvolvimento Econômico – Mariano Grondona

             O autor relata que a sociedade deve resistir à tentação de não reinvestir o lucro alcançado no sucesso do estágio anterior em um processo de desenvolvimento econômico, ficando estagnado, o que ocasionaria um curto período de enriquecimento. O povo se fica tentado a não trabalhar quando se sente rico, deixando de investir no sistema produtivo, gastando o dinheiro em obras que não geram desenvolvimento econômico.

             O desenvolvimento econômico é uma sequência interminável de decisões favoráveis ao investimento, a competição e a inovação. Os valores da sociedade devem coadunar favoravelmente a manutenção de um desenvolvimento sustentado e ágil, onde todos os valores econômicos são úteis, pois desejamos ter dinheiro para alcançar um fim não monetário (bem-estar), contudo, o sucesso não deve interromper o processo de acumulação de bens, a riqueza é sempre insuficiente, sendo incentivada por valores não econômicos.

             O desenvolvimento econômico é um processo cultural, pois a cultura da sociedade influenciará decisivamente na acumulação de bens e seu maior ou menor investimento, o qual, esse investimento, é filtrado pela ética e moral dessa sociedade, os valores intermediam a proporção de investimentos de curto e/ou longo prazo, sendo o primeiro mais tentador, porém, geralmente, desfavorável ao desenvolvimento. Culturas contrastantes têm desenvolvimento econômico diferente, ocorrendo em maior ou menor volume.

            O desenvolvimento econômico vem de dentro da sociedade, conforme sua cultura.

            20 (vinte) fatores culturais contrastantes:

1- religião: justifica e incentivam o indivíduo a investir e prosperar ou manter-se em vida humilde, pois isso é a vontade ou glória concedida por Deus;

2- fé no indivíduo: é o principal motor do desenvolvimento econômico com seu trabalho e criatividade, capaz de controlar seu próprio destino, onde submissão ou rebelião não produzem desenvolvimento;

3- imperativo moral: o indivíduo não adota comportamento santo nem criminoso, buscando razoavelmente seu próprio bem-estar dentro dos limites da responsabilidade social e da lei;

4- conceitos de riqueza:

Sociedades em desenvolvimento econômico

resistentes

favoráveis

A riqueza consiste no que existe

Consiste no que ainda não existe

A principal riqueza está na terra e no que nela deriva

A riqueza está nos promissores processos de inovação

Riqueza no hoje

Riqueza no futuro

5- duas visões da competição: a necessidade de competir para alcançar a riqueza e a perfeição, caracteriza as sociedades favoráveis ao desenvolvimento, de encontro, na sociedade resistente, a competição é vista como uma forma de agressão. Pode-se afirmar que a competição é uma forma de cooperação na qual os competidores se beneficiam do fato de serem obrigados a dar o melhor de si. A competição alimenta a democracia, o capitalismo e a diferença de opinião;

6- duas noções de justiça:

Sociedades em desenvolvimento econômico

resistentes

favoráveis

A justiça distributiva se preocupa com aqueles que estão vivos

Preocupa-se, também, com os interesses de gerações futuras

Reflete uma tendência de consumir ao invés de poupar

Propensão a consumir menor e maior em economizar

7- valor do trabalho: pouco valorizado nas sociedades resistentes ao progresso, apresenta uma escala de prestígio social não motivadora ao desenvolvimento dos meios de produção (artista, político, líder religioso, etc), de outro modo, a prosperidade é fruto do prestígio da ética do trabalho, apresentando uma escala de prestígio e valores diferentes;

8- papel da heresia: inovar era ir de encontro aos dogmas da igreja católica, imperdoável na época era a heresia, o pensamento indagador capaz de criar inovação. A inovação é o motor do desenvolvimento econômico. Sociedades que não inovam entram em colapso;

9- educar não é fazer lavagem cerebral: 

Sociedades em desenvolvimento econômico

resistentes

favoráveis

A educação é um processo de transmissão de dogmas, produzindo conformistas e seguidores

A educação é o principal instrumento de formação de indivíduos inovadores, ajuda a descobrir suas próprias verdades, não uma que decida por ele o que é essa verdade

10- importância da utilidade: o mundo desenvolvido evita as teorias que não podem ser verificadas e prefere buscar as que são verificáveis e uteis na pratica;

11- virtudes menores: respeito pelas necessidades alheias, estima por virtudes que são desprestigiadas por sociedades resistentes, tais como um trabalho bem executado, asseio, cortesia, pontualidade, onde contribuem para a eficiência e para a harmonia nas relações humanas, essas virtudes menores assumem o mesmo status das tradicionais de amor, justiça, coragem e magnanimidade nas sociedades favoráveis;

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