TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇAO E MERCOSUL

Por:   •  11/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL

  1. INTRODUÇÃO

Após o fim da Guerra Fria, nos anos de 1980, o mundo saiu de uma divisão bipolarizada, para uma nova ordem mundial. Com o fim da divisão do mundo em duas frentes, as organizações internacionais ganharam maior importância, assim como as ações de cooperatividade entre os países, onde as relações entre os Estados passaram a ser influenciadas pelo fenômeno da globalização.

A globalização não possui um conceito único, mas diferentes visões sobre seu significado e impacto. Ela ganha algumas denominações concernentes ao fluxo de comércio, o avanço das tecnologias, a supressão das distâncias e de tempo através do incermento na comunicação eletrônica, entre outras características. Assim, a globalização representa “[...] mudança ou transformação na escala da organização social que liga comunidades distantes e amplia o alcance das relações de poder nas grandes regiões e continentes do mundo” (Held; McGrew, 2001, p. 13).

Os Estados-nação ganham novos contornos e conceitos, pois não respondem sozinhos aos desafios impostos pelo sistema internacional, a exemplo da competitividade, assim como contam com a cooperação internacional para prover bens e serviços a sua população. Esse processo chamado globalização traz um novo ordenamento das relações entre território e espaço socioeconômico e político, onde o Estado recorre a outros mecanismos para conter esse fenômeno sobre as sociedades e economias.

O caráter de competitividade entre os países impulsionam a criação de iniciativas de adaptação a esse crescimento e mudanças no mercado. Entre essas iniciativas, destaca-se os processos de integração, com a idéia de cooperação entre os países, pois a construção de uma nova ordem mundial, levou ao caminho da globalização econômica, e por conseguinte, da globalização territorial. Os países sentiram maior necessidade de integrarem entre si economicamente, explicando o surgimento dos blocos econômicos.

Destaca-se nesse trabalho, além da discussão sobre a globalização, traz-se o debate sobre a união de vários países para formarem blocos econômicos, com o objetivo de aumentar as relações comerciais entre os membros. O Mundo passa por um momento político e econômico de predomínio dessa união de países, como forma de fortalecimento econômico, como exemplo cita-se o Mercosul e sua formação com base no regionalismo aberto.

  1. GLOBALIZAÇÃO

O termo Globalização traz em seu conceito, vários acontecimentos históricos com intrinseca influência na vida social humana. Como exemplos dessa influência, é possível assinalar a revolução tecnológica, a economia e sua interdependência em escala global, o Estado, a Sociedade, entre outras mudanças de políticas econômicas pós guerra que trouxe a reestruturação do capital.

Consultando a bibliografia disponível, rapidamente se verifica que a forma de definir Globalização varia de autor para autor. Algumas definições acentuam o carácter multidimensional do processo; outras focalizam-se mais na dimensão económica da Globalização e, em certos casos, associam o processo de Globalização ao sistema económico capitalista e à ideologia neoliberal; noutros casos, as dimensões política ou cultural são particularmente sublinhadas; outras ainda sublinham que se trata de um processo conduzido pelos homens, enquanto algumas se referem à Globalização enquanto motor de um processo civilizacional, deixando implícita a sua naturalidade e inevitabilidade. (CAMPOS; CANAVEZES, 2007, p.10)

O conceito de globalização é utilizado para explicar desde os fenômenos das crises financeiras até sobre o caráter neoliberal que as políticas públicas adotaram após a Guerra Fria. Esse conceito também causa impacto nas relações de trabalho com o crescimento da informalidade, a retirada do Estado na regulação das relações, a defesa da pós modernidade em detrimento das culturas tradicionais.

A globalização é, para alguns, facilmente encontrada como sinônimo de progresso e prosperidade, ao passo que para tantos outros, essa palavra pode significar o aumento das desigualdades sociais aos que não desfrutam desse movimento. Trata-se de um movimento de escala mundial, trazendo concepções econômicas do sistema capitalista, da ideologia neoliberal, das questões políticas, culturais, entres outras múltiplas abordagens que sublinham esse processo.

Apesar de serem múltiplas as abordagens acerca do que é globalização, é possível traçar alguns aspectos de confluência desses conceitos, quando se falar em ser um processo de alcance mundial, que traz a interligação e interdependência crescente entre os Estados-nação. Outra característica importante está na desterritorialização, tanto entre os homens como entre as instituições, de natureza cultural, política, econômica, o que traz impactos no desenvolvimento tecnológico que facilitam a comunicação entre as pessoas, as instituições e circulação de pessoas, bens e serviços.

As diversas características pesquisadas ressaltam a complexidade e abrangência do processo, que mostra as possíveis leituras do mundo contemporâneo, assim como o papel desempenhado por homens e mulheres e as possibilidades de intervir no processo, apesar de algumas perspectivas sobre a Globalização tentar negar essas possibilidades de intervenção.

Extrai-se que a globalização não é um fenômeno estritamente econômico e tecnológico, mas é complexo e multidimensional. É um processo em curso, dinâmico e mutável, com definições que trazem ideologias de mercado, de poder, de formas de governo e de dominação, cultural, comercial, entre outras que se fazem presentes nos diferentes países, mudanças sociais, políticas e econômicas que remodelam as sociedades.

No mundo globalizado, as distâncias  temporais e geográficas são atenuadas, repercutem nas dinâmicas de economias e sociedades, com a produção de multinacionais, entrada de capitais, uso de tecnologias e de bens de consumo, discussão sobre política internacional nas agendas de governo e pela adesão externa aos projetos dos movimentos sociais nacionais.

A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, manifesta-se de forma assimétrica. O que queremos dizer com isso? (BARBOSA, 2012, p. 16)

No entanto, a globalização atinge os países de formas diferentes, assim como não se manifesta com a mesma velocidade em todas as dimensões da vida coletiva. A globalização econômica avança de forma mais rápida ao integrar empresas e mercados, e não quer dizer que haja uniformidade e homogeneização  das condições econômicas. A dimensão política também é influenciada pela redução das fronteiras e pela velocidade dos fluxos econômicos e de informação. Como exemplo, pode-se citar a mudança de governo que podem afetar os interesses das empresas e nas relações de trabalho, assim como a busca de apoio em seus pares de outros países, somando forças no intuito de implementar políticas comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com