TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Estruturas de Mercado .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: Acredito que a estrutura de mercado mais presente neste texto é o MONOPÓLIO, pois nos remete a sua principal característica que é uma única empresa produz um determinado produto, não há produtos semelhantes no mercado e há uma grande barreira para a entrada de empresas concorrentes no mesmo ramo para produzir o produto ou um semelhante.

Nesse caso o crescimento de fusões no Brasil como diz o texto em algum momento não é bom para o crescimento microeconômico do país, pois não permite concorrência deixando o consumidor final preso, sem o poder de barganha.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: O consumidor só terá vantagens se existir concorrência de determinado produto, ou seja se existir no mercado várias empresas que ofertem esse tal produto, se não for assim o consumidor não terá vantagem nenhuma, pelo contrário será o menos beneficiado.

Vantagens - As empresas optam pela fusão ganham o poder de negociação com seus fornecedores, trazendo assim o poder de oferta pra o consumidor.

Desvantagens – As empresas que não conseguem entrar em negociação por preços através das fusões não terá como ter preço atrativo no mercado gerando assim um monopólio fazendo com que o consumidor não tenha outra opção de compra.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: Quando se trata de preço o segredo é concorrência, tendo uma demanda de oferta de produtos a consequência é baixa de preços, porém isso implica na queda da qualidade dos produtos, porém preço é tudo como diz as grandes empresas de varejo hoje que estão no mercado tentando baixar os preços e ter uma quantidade de vendas expressivas.

Preço é o fator determinante para o crescimento da economia agregada, por exemplo, a qualidade, praticidade, bom atendimento etc.

O consumidor sem dúvida visa o menor preço, obrigando a existência variada de oferta, e sem essa visão a maioria das empresas ou se adequam ou sai do mercado.

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)

Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça uma breve pesquisa e responda: o movimento relatado no texto ocorreu com a área de atuação do seu curso? Mesmo concluindo que não ocorreu ainda, você acredita ser positivo? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com