As principais diferenças entre as abordagens da macroeconomia e da microeconomia
Tese: As principais diferenças entre as abordagens da macroeconomia e da microeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silvialeao • 30/3/2014 • Tese • 571 Palavras (3 Páginas) • 502 Visualizações
Economia – pagina 115
1) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia.
R: O conceito da macroeconomia aplica-se no estudo geral da economia do país, os índices abrangentes de seus produtos internos, renda, nível de preços, situações no mercado de taxas de juros, câmbio e sua moeda ,seu comportamento e transições do mercado financeiro e cambial.
Entretanto a política macroeconômica ultrapassa os limites geográficos visando estabelecer uma estrutura internacional ,em que seus recursos possam ser transitórios livremente entre as instituições e nações , onde a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
Podemos dizer que a diferença entre elas são que, a microeconomia preocupasse com o seu particular, ou seja, sua cidade ou estado em abrangências locais ao contrário da macroeconomia que absorve além de suas limitações geográficas.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
2) Sintetize os objetivos da política econômica.
R: O objetivo da política econômica é de através de atitudes e projetos governamentais, buscar atingir as dificuldades relacionadas a situação econômica do país ou determinada região, as ações são formadas pela equipe de política econômica ;governo ,banco central e parlamento. A política econômica desempenha uma função normativa à situação econômica. O carácter, a orientação social e a extensão da influencia que a política econômica exerce são determinante para o regime político social e pelas leis objetivas do desenvolvimento. Os objetivos pode se definir a partir de três funções do Estado.
A função de atribuir, com finalidade de criar desenvolvimento econômico, a redistribuição, em incidir a divisão dos rendimentos, justificada por interesse que deveria ser coletivo e a função de estabilização que tem a ver com a regulação conjunta das atividade econômica.
5) Resuma os instrumentos de política econômica
R: São politica monetária, fiscal e cambial.
A politica monetária controla sua moeda na economia, o Conselho Monetário Nacional juntamente com o Banco Central, controla a oferta da moeda.
Politica fiscal consiste na elaboração e organização do orçamento do governo, com o intuito de ajustar seus níveis de gastos, dessa maneira influencia a economia no país a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa, temos superávit orçamento. No inverso temos déficit orçamentário. Tal política afeta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva
...