TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituação e importância da responsabilidade social

Pesquisas Acadêmicas: Conceituação e importância da responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

trodução

Responsabilidade social é um conceito novo, portanto, pode ser considerado em construção. Com o aumento da complexidade dos negócios ao longo dos últimos anos, o discurso da gestão responsável foi amplamente incorporado pelas empresas brasileiras. Além disso, as crescentes desigualdades de nossa sociedade as obrigam a repensar os desenvolvimentos econômicos, sociais e ambientais. A preocupação com os valores, ética, geração de renda e o desenvolvimento sustentável fizeram com que as empresas trabalhassem de forma sistemática as questões sociais em consonância com o planejamento e as estratégias adotadas de sustentabilidade dos negócios e da sociedade.

Devido a uma crescente cobrança por transparência, não basta hoje atuar de forma responsável, é preciso mostrar resultados. A divulgação da performance social de uma empresa interessa grupos empresariais pelas mais diversas razões. A primeira se refere à ética e ao princípio pelo qual as empresas, têm ativa participação no crescimento de uma nação e, portanto, deve prestar contas á sociedade. Muitas empresas avançaram em suas práticas – aprimorando o relacionamento com os funcionários, adotando estratégias de redução do impacto no meio ambiente ou investindo no desenvolvimento das regiões onde atuam, por exemplo. O mundo empresarial vê, na Responsabilidade Social, uma estratégia para aumentar o lucro e potencializar seu desenvolvimento. Pois os consumidores freqüentemente procuram por produtos que valorizam os aspectos éticos ligados à cidadania. Por outro lado, o incremento da produtividade levou a um significante aumento da competitividade entre as empresas.

A conduta responsável das empresas contribui para a diminuição dos riscos e para a perpetuação dos negócios. Podem ser observadas reduções de custos, pela adoção de práticas socialmente responsáveis, aumento da qualidade de vida dos colaboradores, construção de forte relacionamento com stakeholders, principalmente com a comunidade, além de proporcionar o bem-estar social. O termo Stakeholders pode ser definido como acionistas, empregados, clientes, fornecedores, distribuidores, governo, sociedade, todos os públicos que de alguma forma se relacionam com a empresa. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a Responsabilidade Social e a Ética estão sendo aplicadas pelas empresas brasileiras.

2. Conceituação e importância da responsabilidade social

A expressão “responsabilidade social” tem recebido várias indagações e interpretações. Para o entendimento de tal conceito, na qual ainda se encontra em construção, foram abordadas algumas definições que vem sendo discutidas sobre a responsabilidade social nos negócios. Para alguns representa uma imposição legal, outros, entretanto a definem como algo filantrópico ou uma contribuição caridosa ligada à função social, há ainda aqueles que acreditam que seja simplesmente um fator oneroso para as empresas que praticam tal ação.

Além de ser um tema novo, conflitante e atualmente de difícil definição, sua prática com o passar dos anos advém de empresas que buscam inserir dentro de um contexto estratégico a execução de projetos sociais com o intuito de resolver questões na qual estão inseridas. A responsabilidade social é uma forma de gestão, e não diz respeito somente ao investimento na comunidade. Ao longo dos anos têm crescido conscientização das empresas de que para se manter num mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário uma conduta socialmente responsável, além de uma preocupação constante em atender as necessidades e expectativas dos diversos públicos com os quais estão envolvidas direta ou indiretamente. Observa-se, contudo, que as organizações podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade. Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo pró-ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela (ASHLEY, 2002, p. 6).

Segundo Duffy (2000), as empresas estão preocupadas com o seu capital organizacional, pois percebem que, por intermédio da sua competência sistematizada e sistemas de alavancagem dos pontos fortes, conseguem otimizar a capacidade organizacional de criar valor. A criação de valor das empresas também é buscada por meio de sua atuação responsável. De um modo geral, pode-se afirmar que a responsabilidade social é toda ação praticada pela empresa que vise beneficiar todos os públicos envolvidos na sua atividade, ou seja, acionistas, funcionários, consumidores, comunidade, governo, fornecedores e outros, que de alguma forma se relacionam com a empresa.

O conceito de responsabilidade social anda junto com o desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade permite a não escassez dos recursos, assim como amplia o conceito a uma escala mais ampla. Uma postura sustentável permite a prevenção de riscos futuros, como por exemplo, impactos ambientais, processos judiciais e competitividade no mercado.

3. Responsabilidade social na prática organizacional

No município paulista de São Bernardo do Campo no dia 22 de junho de 2005, a Basf inaugurou um centro de excelência de desenvolvimento sustentável. O projeto de iniciativa própria, e da agência do governo alemão para a cooperação internacional, tem como proposta ensinar outras empresas a trabalhar com conceitos como eco-eficiência – que diz respeito a produzir utilizando menos recursos naturais e gerando menos resíduos – educação ambiental e reflorestamento.

Empresas como a Unilever viu suas vendas alavancarem ao introduzir no mercado produtos para a população de baixa renda, sua preocupação não se resume somente aos cuidados com a produção, mas também com a reciclagem após o consumo. Com o objetivo de incentivar iniciativas socialmente responsáveis e gerar lucro o ABN Amro Real criou uma linha de crédito para financiar projetos sócio-ambientais com taxas de juros atraentes e prazos mais longos, o produto atende o social, educacional e ambiental, o projeto deu certo, e a inadimplência é praticamente zero, comparada às linhas de financiamentos tradicionais oferecidas pelos bancos.

O Brasil atualmente ocupa a posição 63ª no ranking de países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, isso num universo de 177 países. Com o objetivo de reverter esse quadro, muitas empresas desenvolvem programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com