TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Local e Territorialização

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 14

Desenvolvimento Local e Territorialização

O que é Desenvolvimento Local?

Uma vida digna a cada cidadão significa, em primeiro lugar, o acesso aos direitos civis, à educação de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda.

A experiência em diversos territórios no Brasil e no mundo demonstram que essas conquistas não ocorrem a curto prazo. Elas são construídas no âmbito de um amplo processo de melhoria contínua da qualidade de vida de um território por seu moradores.

Esse processo de mudanças é também conhecido como Desenvolvimento Local, um conceito que vem sendo amplamente utilizado por governos, pelo terceiro setor e no meio acadêmico.

Promover o Desenvolvimento Local significa implementar ações em territórios ou microregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empoderamento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão.

Por promover a inclusão social e fortalecer a democracia, o Desenvolvimento Local é considerado um importante meio de combater a pobreza.

Na prática, o conceito leva a campo cinco dimensões:

• a inclusão social;

• o fortalecimento e a diversificação da economia local;

• a inovação na gestão pública;

• a proteção ambiental e o uso racional de recursos naturais;

• e a mobilização social.

http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/DESENVOLVIMENTOLOCAL.pdf

Desenvolvimento local ok pronta pra enviar

1. 1. ANHANGUERA-UNIDERP CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO TERESINA 1 CURSO: SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITÓRIALIZAÇÃO TUTOR EAD: MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA. TUTOR PRESENCIAL :DJELSA MARIA DE CARVALHO ACADÊMICAS: ISABEL CARNEIRO MOURA FERNANDES (RA 346206) JULIANA DE SOUSA BRITO (RA 341753) MARINALVA LEITE DA SILVA (RA 336810) SOLANGE OLIVEIRA CALDAS (RA 347185 TERESINA, 24 DE OUTUBRO DE 2014

2. 2. INTRODUÇÃO Desenvolvimento Local significa programar ações em territórios ou microrregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empedramento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão. Por promover a inclusão social e fortalecer a democracia, o Desenvolvimento Local é considerado um importante meio de combater a pobreza. O conceito de desenvolvimento local vem sendo criticado e renovado por muitos autores ao longo dos anos. O desenvolvimento deve ser entendido levando-se em conta os aspectos locais, aspectos estes que têm significado em um território específico. O global passa a ter sua importância associada ao local e vice e versa, já que um está em constante mudança por conta das interferências do outro.

3. 3. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO Atualmente é quase unânime entender que o desenvolvimento local não está relacionado unicamente com crescimento econômico, mas também com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a conservação do meio ambiente. O desenvolvimento local é hoje apontado como o grande desafio frente às disparidades e desigualdades sociais. Temas como políticas públicas locais, sustentabilidade e responsabilidade social, estão cada vez mais difundidas nos debates acadêmicos, em práticas que objetivam a sustentabilidade por parte do setor privado, em ações de solidariedade e nas inúmeras iniciativas de organizações da sociedade civil. Um dos aspectos primordiais para que as iniciativas e políticas realizadas contribuam realmente na diminuição das disparidades tanto localmente quanto a nível global, é a própria consciência dos fatores que resultaram em tais situações de subdesenvolvimento. Isto implica na conscientização de que os processos políticos e econômicos adotados nestes últimos anos agravaram e causaram novos problemas e dilemas. No caso específico do Brasil, este amadurecimento encontra-se na mesma perspectiva histórica de formação da sociedade brasileira e na análise das lutas entre as classes dominantes e subjugadas. Visto que hoje os Estados nacionais integram o contexto global através das diversas formas de interação e analisando que a inclusão ou exclusão dos países está ligada aos respectivos níveis de desenvolvimento e participação nos centros de decisões, torna-se necessário abordar conceitualmente a globalização e suas conseqüências.

4. 4. Nos últimos anos, o tema sobre desenvolvimento local vem sendo, intensamente debatido entre especialistas, militantes de movimentos e organizações sociais e entre responsáveis pelas políticas públicas dirigidas à agricultura e ao meio rural. Para alguns especialistas o termo “local” se insere no novo discurso das agências de desenvolvimento, públicas e privadas, com objetivo de captar recursos financeiros. Enquanto, para outros, representa uma eficaz alternativa de melhoramento das condições de vida das comunidades, através de processos que buscam dotá-las de maior capacidade de gestão e de administração e seus próprios recursos e potencialidades. O conceito de desenvolvimento local representa uma estratégia que deve garantir para o território em questão seja comunidade, município ou microrregião umas melhorias das condições sócio-econômicas a médio e longo prazo. A idéia deste tipo de desenvolvimento está na necessidade do surgimento e fortalecimento de atores inscritos em seus territórios e com capacidade de iniciativa e proposta sócio-econômica para tirar proveito das potencialidades locais, apostando em uma melhora integral da qualidade de vida da população. Souza Filho (2000) comenta que a sociedade local tem um papel proeminente no desenvolvimento equilibrado e sustentado de uma região no longo prazo, através dos seus processos de organização e relação social, ou seja, a forte identidade da cultura local tende a assimilar as novas realidades produtivas e os novos desenhos de relações sociais, e os novos valores encontram um eco favorável nas zonas de desenvolvimento local. Desta feita, tendem a integrar-se com um mínimo de custos sociais e culturais, Já que são respostas visíveis aos problemas locais.

5. 5. Os fatores favoráveis ao desenvolvimento local exigem nestes casos, da integração entre os diversos atores da sociedade e principalmente o conhecimento das demandas sociais que foram excluídas da pauta de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com