TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Tese: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.2 PROBLEMAS IDENTIFICADOS 5

2.3 ANÁLISE CRÍTICA 6

2.3 SUGESTÔES DE MELHORIAS 7

3. CONCLUSÃO 09

4. REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa realizar uma analise critica, dos problemas identificados, e propor sugestões de melhorias, para a empresa DI MAGGIO.

Diante disso, vamos descrever como é a comunicação entre os seus pares, que possui extrema importância nas empresas e principalmente quando existe feedback na tomada de decisões, para gerar informações concretas e confiáveis.

O presente trabalho visa não apenas demonstrar a importância e seus conceitos. As organizações precisam ter missão, visão e valores, para o melhoramento de seu negócio e crescimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVO GERAL

Diagnosticar, através de uma pesquisa de clima organizacional, a motivação dos colaboradores e propor melhorias para a empresa.

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Este trabalho busca analisar a estrutura organizacional, clima e fazer uma analise crítica da empresa Di Maggio Individualização de Água e Gás em Condomínios LTDA.

Fundada a mais de 12 anos esta empresa atua em condomínios (verticais e horizontais), fazendo individualização e leitura do sistema de água e gás.

Atualmente a empresa é sediada no centro de São Paulo capital, com filiais em São José dos Campos e Paraná, é uma empresa sólida no mercado em que atua, buscando sempre a eficiência em seu serviço.

A DI MAGGIO tem a visão voltada para a realidade do século XXI, ela vem desenvolvendo projetos e pesquisas, ajudando no uso racional dos recursos hídricos e tem como objetivo principal de alertar e contribuir com a economia, justiça social para as pessoas e recursos hídricos potáveis de nosso planeta.

Uma característica importante da empresa Di Maggio é que esta empresa é de Gestão familiar, é uma empresa de pequeno porte, e quanto ao seu organograma, ele é dividido entre as principais tarefas e atividades exercidas pelos ocupantes desta empresa.

2.3 PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Para analisarmos o ambiente interno da empresa DI MAGGIO, visualizamos o ambiente e utilizamos para coleta de informações um questionário para medir o nível de satisfação de seus funcionários, e através dele podemos identificar alguns aspectos que se reflete no clima organizacional da empresa.

Esta pesquisa foi feita com 10 dos seu 15 colaboradores na DI MAGGIO de São José dos Campos, nas questões perguntamos sobre:

• Comunicação

07 responderam que a empresa se comunica adequadamente com os colaboradores, e 03 colaboradores responderam que isso ocorre razoavelmente;

02 responderam que sempre se sentem seguros ao dizer o que pensam, e 08 colaboradores responderam que quase sempre se sentem seguros.

01 colaborador respondeu que a empresa é aberta a receber as críticas e opiniões, e 09 responderam que quase sempre ou raramente ela é aberta á esse tipos de informação.

03 colaboradores opinaram que as orientações que receberam sobre seu trabalho são claras e objetivas, e 07 discordam dessas orientações.

• Relacionamento com a Chefia

07 colaboradores responderam que se sentem respeitado pelo seu chefe/gestor/gerente e que também o respeita, e 03 colaboradores dizem que quase sempre isso ocorre.

• Relacionamento Interpessoal

02 colaboradores disseram que existe um relacionamento de cooperação entre os departamentos da empresa e 08 já discordam desse assunto.

• Valorização Profissional

06 colaboradores responderam que se sentem valorizados pela empresa, e 04 colaboradores discordam dessa pergunta.

• Treinamento e Desenvolvimento

06 colaboradores disseram que receberam treinamento para execução de seu serviço, e 04 colaboradores disseram que receberam pouco treinamento.

07 colaboradores responderam que quase sempre a empresa investe em treinamento profissional e desenvolvimento contínuo, e 03 discordam desse assunto.

2.4 ANALISE CRÍTICA

Com base nessa pesquisa e com o que verificamos no dia a dia da empresa, podemos verificar que existem conflitos interpessoais entre os colaboradores internos e externos. Muitas vezes por falta de comunicação, por se sentirem desmotivados dentro da organização, isso contribui muitas vezes por falta de atitude do superior da empresa quando existem esses conflitos, pois existe a falta de Feedback.

A falta de treinamento em técnicas de resolução construtiva em todos os níveis e setores da organização, que proporciona em prejuízo no desempenho dos colaboradores. Mas também vendo no dia a dia da empresa verificamos também que alguns funcionários não têm comprometimento com a organização, pois existe um conformismo entre as partes.

As conseqüências que esses problemas podem ocasionar são os conflitos entre os pares, clima e convívio organizacional ruim, intervenção no crescimento organizacional. A falta de integração entre os funcionários pode afetar drasticamente a qualidade e produtividade no trabalho.

Com conseqüência desses fatores encontra-se um tipo de sofrimento classificado como síndrome de Burnout, conceituada como a síndrome da “desistência”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com