TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)

Artigo: Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Artigo  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da palavra vem do grego “LOGISTIKOS”, do qual o latim “LOGISTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático. A sua conceituação mais aceita entre os profissionais é a do Conselho dos Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos ( Council of Logistics Management – CLM, 2005):

“Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.”

Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)

O Supply Chain Management (SCM), é uma ferramenta que, pela tecnologia da informação (TI), permite que a empresa gerencie a sua cadeia de suprimentos com eficiência e eficácia, e alcance padrões de competitividade. Trata-se, pois, de um sistema que envolve processos de logística que vão desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final.

Esse novo conceito (não tão novo – data de 1990) considera que a integração ultrapassa a simples cooperação entre clientes e fornecedores. E mais além, quando exige que fornecedores, clientes, operadores logísticos (terceirizados) e governo troquem planos e informações de modo a tornar uma cadeia logística mais eficiente e competitiva. A cadeia logística, na realidade é extremamente complexa. Slack 17 a imagina como o fluxo de água de um rio: “organizações localizadas próximas à fonte de fornecimento original são descritas como estando a montante, enquanto as que mais próximas dos clientes estão à jusante”. Em outras palavras, a cadeia logística poderia ser vista como um rio onde seus extremos, nascentes e foz, representam respectivamente a matéria prima (fornecimento) e o cliente final (demanda). Entre um extremo e outro, ocorre o fluxo de produtos, informações e serviços. Para uma determinada linha de produto podem existir dezenas de empresas na cadeia logística. Essa é a ideia básica de Slack para representar a cadeia logística como um rio ao qual acrescentamos afluentes e subafluentes que significam os diversos fornecedores de matérias e serviços que alimentariam o “rio” condutor da cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com