TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O presente trabalho tem objetivo de mostrar a importância da Nova Gestão de Pessoas e também contribuir para o desenvolvimento das habilidades do grupo, em direcionar pessoas, administrar conflitos e contribuir com a motivação dos colaboradores de forma que tanto eles quanto a organização venha atingir suas expectativas pessoais e profissionais e assim praticarmos de maneira eficaz os processos da área, contratação, treinamento e monitoramento.

Falaremos um pouco sobre as mudanças atuais na área, evoluções e conquistas, ocorridas nas organizações nas últimas décadas com os reflexos da globalização. Será descrita também a importância da área de RH em se conscientizar sobre o seu novo “papel! Dentro da Nova Gestão de Pessoas...

Mostraremos a importância da valorização das pessoas, nas organizações uma comunicação clara e em todas as direções e das adequações que devem ser feitas nas empresas para garantir a saúde dos colaboradores e criar bom ambiente de trabalho.

Por fim, estudaremos a Gestão de Pessoas da empresa Nilson Tur Turismo e Carga Ltda., e indicaremos algumas ações, que na visão do grupo, podem contribuir para que a mesma, alcance os resultados esperado.

1.1 Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas surgiu após a conscientização de que as pessoas são essenciais para que elas possam aumentar ou diminuir seus resultados, ou seja, passaram de “Mão de obra” para capital humano, afinal é através delas que as Organizações, atingem metas e conquistam o sucesso no mercado.

Mas é preciso também alinhar as pessoas a um conjunto de atividades integradas são eles planejamento de RH, captação cvs, seleção etc... Esta nova gestão aperfeiçoa os serviços, sempre tratando as pessoas como elementos básicos da organização.

As organizações passaram a ver seus colaboradores sob uma nova ótica, hoje, como parceiros da organização e com grande vantagem competitiva no mercado de trabalho, afinal elas funcionam através destes, e a força de trabalho vem sendo cada dia mais valorizada se de um lado as pessoas das empresas para que elas possam ter sucesso em sua vida pessoal e as empresas precisam dos colaboradores empenhados e focados para que tenha bom desempenho no mercado uma verdadeira parceria.” Para Chiavenato (1999,p.8) “ Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.” A gestão de pessoas voltada para a geração conhecimento, onde há compartilhamento de experiências, desenvolvimento das pessoas e busca por resultados, com base no respeito e valorização de todos os envolvidos, se torna cada vez mais praticada em organizações que se preocupam com as novas tendências.

Essa necessidade de tornar os profissionais parceiros da organização ocorre porque quando a organização e as pessoas que nela atuam não em “sintonia”, dificilmente chegarão ao resultado esperado.

A gestão de pessoas ou ARH (Administração de Recursos Humanos) dentro de uma organização tem como principal função gerencial fazer com que as pessoas que nela atuam cooperem para que tanto objetivos profissionais quanto pessoais sejam alcançados.

A Gestão de Pessoas tem seis processos básicos a seguir, que é:

Agregar: recrutamento e seleção para que novas pessoas sejam incluídas na organização.

Aplicar: desenhar os cargos e realizar o acompanhamento do profissional através de avaliações de desempenho.

Recompensar: proporcionar com que as pessoas satisfaçam suas necessidades individuais, através de benefícios, remuneração ou recompensas.

Desenvolver: fazer com que as pessoas se desenvolvam tanto no profissional quanto na vida pessoal.

Manter: criar condições psicológicas e ambientais para as pessoas.

Monitorar: acompanhar e monitorar as atividades.

A legislação trabalhista brasileira tem exigido de empresas, nacionais ou multinacionais, condições em que os trabalhadores estejam protegidos dos perigos decorrentes de sua atuação funcional. “Morgan (2000) diz que é possível observar que empresas instaladas em outros países, onde as leis são menos rigorosas, tendem a se preocupar menos com a integridade física de seus colaboradores em função dos custos envolvidos.”

Há três aspectos essenciais nesta visão de modelo de gestão:

As pessoas como seres como seres humanos (cada pessoa possui histórias diferentes);

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais (são ativos e dinamizam a organização);

As pessoas como parceiras da organização (relação recíproca entre organização e pessoas)

A Gestão de Pessoas tem como objetivo proporcionar um trabalho que leve a organização a alcançar as metas e objetivos esperados e proporcionar competitividade, sempre mantendo a ética, a satisfação dentro da organização, profissionais treinados e motivados, estabelecer novas estratégias quando necessário e desenvolver e manter a qualidade de vida no local de trabalho.

Outro conceito que vem crescendo muito nas organizações é a descentralização e desmonopolização das decisões e ações a respeito dos profissionais. Com isso, tem se adotado a função Staff, aonde cada líder de equipe conduz seus subordinados e o RH atua assessorando para que tudo esteja dentro da política e procedimento da organização. Com isso, aparece em discussão a questão da centralização e descentralização do ARH.

Com a centralização observamos algumas vantagens dentre elas:

Integração interdepartamental;

Delimitação exata da área de RH; Focaliza funções e tarefas;

Incentivo a especialização.

Há também algumas desvantagens como:

Distanciamento do foco da ação;

Geração de uma administração autoritária e autocrática;

Torna-se operacional e burocrática;

Excessiva concentração das decisões no ARH.

Já com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com