TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO POLÍTICO MONETÁRIO SOBRE RESULTADOS ECONÓMICOS DO PAÍS (PIB) E DISTRIBUIÇÃO DO RENDIMENTO

Projeto de pesquisa: IMPACTO POLÍTICO MONETÁRIO SOBRE RESULTADOS ECONÓMICOS DO PAÍS (PIB) E DISTRIBUIÇÃO DO RENDIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Ao focar a Economia de modo geral vamos falar em âmbito macroeconômico, ou seja, a economia como um todo, buscando verificar as inter-relações existentes entre os agentes e as variáveis do sistema econômico observando as demais variáveis macroeconômicas que afetam o cotidiano das pessoas e do país. Isto requer o conhecimento acerca do globalizado macroambiente econômico é de suma importância para estudantes, donas de casa, empresários, homens de negócio, empreendedores, homens decisores, políticos, profissionais, servidores e para todas as pessoas de forma generalizada, afinal tudo que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.1 INTRODUÇÃO

Ao focar a Economia de modo geral vamos falar em âmbito macroeconômico, ou seja, a economia como um todo, buscando verificar as inter-relações existentes entre os agentes e as variáveis do sistema econômico observando as demais variáveis macroeconômicas que afetam o cotidiano das pessoas e do país. Isto requer o conhecimento acerca do globalizado macroambiente econômico é de suma importância para estudantes, donas de casa, empresários, homens de negócio, empreendedores, homens decisores, políticos, profissionais, servidores e para todas as pessoas de forma generalizada, afinal tudo que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.

Aqui falamos de perguntas que sempre norteiam as dúvidas das pessoas como: Quem controla a Inflação? Será que ela irá voltar? Como baixar a Taxa de Juros? Onde Investir? E outras dúvidas dos brasileiros de modo geral.

Então, podemos afirmar que as medidas adotadas no âmbito da política econômica afetam de maneira intensiva a vida dos brasileiros. Uma decisão de elevação do depósito compulsório pode interferir diretamente na renda, no emprego, nas vendas, e conseqüentemente na vida dos agentes econômicos.

Historicamente falando, desde os primórdios em que o homem vivia em pequenas comunidades, observou-se a necessidade de uma forma de moeda, pois a prática da troca torna-se inviável pela dificuldade cada vez maior de se estabelecerem relações justas e tornou-se rudimentar. Com a evolução da sociedade, e a necessidade de se facilitar a troca passa-se a adotar um único produto como referencial, bem aceito por todos, surgindo assim às primeiras formas de moeda.

Esta moeda movimenta o mercado monetário internacional onde cada país utiliza a sua sendo uma mais valorizada que outras, devido ao seu desenvolvimento no mercado internacional, controle da moeda, geração de tecnologia e outros.

Para que haja equilíbrio no mercado monetário é necessário que a oferta de moeda seja igual à demanda, quando isso ocorrer, estará determinada à taxa de juros de equilíbrio.

Nos últimos trinta anos, a discussão sobre quais objetivos a política monetária

deve perseguir e como deve ser conduzida, tem recebido a atenção de diversos economistas. Apesar das divergências teóricas, até o princípio dos anos 70 a política monetária era entendida como um instrumento de política econômica que deveria ser utilizado tendo como principal objetivo a sustentação de elevados níveis de emprego.

Em meados dos anos 80, porém, o principal objetivo da política monetária tornou-se a busca da estabilidade dos preços.

Fernando de Holanda Barbosa

Professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas e

do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

No mundo das Politicas Econômicas, já a Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico do país.

A Política Monetária age sobre o controle do montante de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva, sendo:

• Política Monetária Restritiva: a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços.

• Política Monetária Expansionista: a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico. Cabe ressaltar que a política monetária expansionista visa criar condições para o crescimento econômico, porém não o determina.

Para realizar a política monetária, o governo utiliza de cinco instrumentos básicos:

• Emissão de papel-moeda

• Depósito compulsório (percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem reter junto ao Banco Central)

• Compra e venda de títulos da dívida pública

• Redescontos (Empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais)

• Regulamentação sobre crédito e *taxas de juros.

*Taxa de Juros: na teoria, a taxa de juros tem efeito direto sobre a poupança, influenciando a remuneração do capital, e sobre os investimentos, influenciando o custo do capital. Assim, se o objetivo é uma política monetária restritiva, a elevação da taxa de juros irá diminuir a quantidade de dinheiro em circulação, ao estimular a poupança e elevar os custos dos investimentos. Ao contrário, para estimular o consumo e os investimentos, as taxas de juros devem ser mais baixas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DE QUE FORMA A POLÍTICA MONETÁRIA AFETA OS RESULTADOS ECONÔMICOS DE UM PAÍS (PIB) E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA?

A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia de um determinado país e aqui falamos do Brasil. Esse trabalho de determinar a quantidade de moeda, ou seja, dinheiro na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificadamente interpretada como sendo o preço do dinheiro.

Para que possamos entender bem o assunto quando a política monetária, ao controlar os meios de pagamento, está visando estabilizar o nível de preços geral na economia. Por exemplo: os governos que necessitam diminuir a taxa de inflação reduzem a oferta monetária e aumentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com