TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que caracteriza os mercados imperfeitos?

Tese: O que caracteriza os mercados imperfeitos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 2

1.O que caracteriza os mercados imperfeitos?

caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas (composição química, potência etc.), pela embalagem, ou pelo esquema de promoção de vendas (propaganda, atendimento, brindes, etc.); Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, no entanto a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativos para fugirem de aumentos de preços.Da mesma forma que na concorrência perfeita, prevalece a suposição de que não existem barreiras para a entrada de novas firmas no mercado.

2. Entre as barreiras à entrada que impedem a concorrência, quais são as mais comuns?

As barreiras de entrada são definidas por BARNEY (1997) como os atributos da estrutura de uma indústria que aumentam o custo de entrada.

PORTER (1980) estabelece seis fontes principais de barreiras de entrada: economias de escala, diferenciação do produto, necessidade de capital, custos de mudança, acesso aos canais de distribuição e desvantagens de custo independentemente de escala.

3. O que é uma patente?

Uma patente, na sua formulação clássica, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de prevenção de outros de fabricarem, usarem, venderem, oferecerem vender ou importar a dita invenção.

4. O que é monopólio? Quando uma empresa tem poder de monopólio?

Caracteriza –se por apresentar condições diametralmente opostas as da concorrência perfeita.nele existem um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrências, nem produto substitutivo ou concorrente. nesse caso, ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

5. O que é um monopólio natural? Em que ele se diferencia dos monopólios artificiais?

Ocorre quando o mercado,por suas próprias características, exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas operam com grandes plantas industrias, com elevadas economia de escala e custos unitários bastantes baixos, o que possibilita a cobrança de preços relativamente baixos por seu produto,o que acaba sendo uma grande barreira para entrada de novos concorrentes. Um monopólio artificial é uma espécie de monopólio em que o monopolista utiliza alguns meios para evitar que os produtos que vão para o mercado o seu.

6. Como é a curva de demanda de um monopolista?

É a própria curva da demanda do mercado como um todo , ao ser exclusiva no mercado a empresa monopolista determina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com