TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Economia

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Princípios Básicos:

- As pessoas reagem a incentivos (incentivos podem ser positivos ou negativos);

- Custo de oportunidades (quando você deixa de fazer uma coisa para fazer outra);

- Um mercado livre há sempre a tendência ao equilíbrio (oferta e demanda);

- As necessidades das pessoas são infinitas, mas seus recursos são escassos (produtos com valor econômico são escassos);

Problemas Econômicos Fundamentais

- O que e quanto produzir?

        Escolher quais produtos serão produzidos e em quais quantidades.

- Como produzir?

        Saber quais recursos de produção deverão ser utilizados para a produção. Terá que ter métodos eficientes e de menor custo, de forma que seja mais eficaz.

- Para quem produzir?

        Os produtos serão consumidos por quem tem a renda para participar deste mercado. Através da renda de cada um, será atribuído sua capacidade de participar dos resultados de produção.

Sistema Econômico

- Economia de Mercado (capitalista):

        Sempre tem tendência ao equilíbrio do mercado. O dinheiro da mais retorno. Desigual distribuição das riquezas.

- Economia Planificada ou centralizada (socialista):

        Controle da eficiência das empresas, os preços são determinados pelo governo e o governa fica c a maior parte do lucro. Não somos donos do estado.

[pic 1]

Economista  Administra recursos escassos ou necessidades infinitas.

Contador  Conta a história da empresa. Do dia que ela se inicia até o seu fim.

Finanças  Vem da microeconomia. Trabalha com o fluxo de caixa. Usa a contabilidade para inferir no futuro. (projeção de fluxo de caixa)

Divisão dos Estudos Econômicos

Microeconomia  O objetivo é resolver um problema individual com alocação de recursos escassos. Estuda algo especifico, como o consumidor, as empresas e o mercado; não é um estudo abrangente. Preocupa-se com a determinação do preços e quantidades em mercados específicos.

Macroeconomia  Analisa o somatório de estudos de tudo que é produzido por todas as empresas. Estuda as variáveis agregadas, como o PIB, a inflação, taxa de juros de mercado, desemprego geral e outros. Analisa o somatório de tudo o que é produzido por todas as empresas. É uma visão de curto prazo. Preocupa-se em calcular quanto vai ser o crescimento do país

Desenvolvimento Econômico  É um estudo à longo prazo (ex. 10 anos). Estuda modelos de desenvolvimento que levem a elevação do padrão de vida e se a economia pode crescer de forma sustentável. Preocupa-se com o crescimento econômico.

Economia Internacional  Estuda a relação de trocas entre países. Trata-se da determinação da taxa de câmbio do comercio exterior e das relações financeiras internacionais.

Moeda  Euro e dólar são moedas conversíveis. A Libra é uma moeda forte, porem não é conversível.

Teoria do consumidor  Estuda a preferencia do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda do mercado.

Teoria de empresa  Estuda a reunião do capital e do trabalho de um a empresa, afim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

Curva de Possibilidade de Produção (CPP)  É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dado os recursos produtivos limitados. Mostra a alternativa de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados. Somente o investimento pode aumentar esta curva.

Tipos de Bens:

Bens de capital  Utilizado para a fabricação de outros bens (maquinas e equipamentos)

Bens de consumo  Destinam-se ao atendimento das necessidades humanas e são classificados de duas formas: Duráveis (geladeiras, fogões, automóveis) e não duráveis (alimentos, produtos de limpeza)

Bens intermediários  São transformados ou agregados a

 outros bens (insumos, matérias-primas)

Fator de produção

Tipo de remuneração

Mão de obra

Salário

Capital

Juros

Terra

Aluguel

Tecnologia

Royalty

Capacidade empresarial

Lucro

PIB

     É o indicativo que da segurança ao crescimento no país. Fica maior sem aumentar os preços. É um indicador para medir a atividade econômica no país. Tudo que entra no investimento (no ano) vai para o PIB.

Existem 2 tipos de PIB:

- Potencial  É o mesmo que capacidade produtiva. Aquele que pode ser produzido, mais n é produzido (da segurança para o país).

- Efetivo (ou PIB possibilidade)  Calculado em cima do que efetivamente está sendo produzido (calculado dentro da curva de possibilidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (318.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com