TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto SRUM - metodologia flexível de gerenciamento de projetos

Projeto de pesquisa: Projeto SRUM - metodologia flexível de gerenciamento de projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto SRUM – Metodologia Ágil para Gerenciamento de Projetos

Resumo

O SCRUM - processo de desenvolvimento interativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Seu foco é o gerenciamento de projetos da organização onde é difícil planejar à frente, utilizando mecanismos de controle de processo empírico, onde ciclos de feedback constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza. O SCRUM não descreve o que fazer em cada situação, ele é usado para trabalhos compexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.

Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento Interativo e Incremental.

1. Introdução

O SCRUM é um framework que provê uma solução para uma família de problemas semelhantes, usando um conjunto de classes e interfaces que mostra como decompor a família de problemas, e como os objetos dessa classe colaboram para cumprir suas responsabilidades. O conjunto de classes deve ser flexível e extensível para permitir a construção de várias aplicações com pouco esforço, especificando apenas as particularidades de cada aplicação, para dar um direcionamento mais flexisível, criado com base na metodologia ágil para gerenciar, principalmente projetos de software.

O Processo SCRUM:

O SCRUM é iterativo e incremental, as iterações são de 2 a 4 meses e é possível acompanhar o desenvolvimento do produto de forma incremental, avaliando o resultado final e alterando as prioridades conforme necessário. Aumentando assim a qualidade dos produtos desenvolvidos, as mudanças são trabalhadas de forma ágil, fornece estimativas mais precisas em menos tempo e tem melhor acompanhamento do cronograma, estado do projeto. O nível de satisfação do cliente aumenta juntamente com o da equipe.

Seus pilares são: transparência, inspeção e adaptação

Seus papeis são:

SCRUM MASTER - é o guardião do processo. Responsável pelo bom andamento do processo removendo obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões.

PRODUCT OWNER - é dono do produto, fornece o conhecimento do negócio em forma de requisitos para a equipe assim como sua ordem de aplicação. Na prática, ele é a interface entre a empresa e os clientes. Alimenta a equipe com requisitos e correções solicitadas por diversas fontes, é o ponto de contato, trabalha em conjunto com a equipe definindo as necessidades dos usuários, os requisitos técnicos, documentando-os conforme a necessidade e determinando a ordem de execução.

EQUIPE - no framework SCRUM, deve ser auto-organizada e multidisciplinar, composta por pessoas que fazem o trabalho de desenvolvimento e teste do produto. Pois ela é responsável pelo desenvolvimento do produto, deve ter a autonomia para tomar decisões sobre como executar seu trabalho, o tamanho da equipe deve ser de até nove pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com