A MORAL DO ATO SEXUAL NA ARTE URBANA BRASILEIRA NA COMTEMPORANEIDADE
Por: joaosts • 11/4/2016 • Abstract • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 505 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
KARLA CARDOSO MONTENEGRO
A MORAL DO ATO SEXUAL NA ARTE URBANA BRASILEIRA NA COMTEMPORANEIDADE
Santa Maria da Vitória
2016
KARLA CARDOSO MONTENEGRO
A MORAL DO ATO SEXUAL NA ARTE URBANA BRASILEIRA NA COMTEMPORANEIDE
Resenha apresentada à Universidade Federal do Oeste da Bahia, na disciplina de oficina de leitura e produção de textos
Acadêmicos, como requisito de avaliação parcial para o semestre de 2015.2, sob orientação da prof. Me. Isis Juliana Figueredo de Barros.
Projeto apresentado à Universidade Federal da Bahia, como requisito de avaliação parcial para a seleção de Mestrado em Artes .
Orientadora: Prof.Me.Isis Juliana Figueredo de Barros.
RESUMO
O presente trabalho visa demonstrar a importância das cores para a comunicação, seja em obras de arte ou na publicidade. A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador. Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas. A subjetividade do artista, com sua sensibilidade e memória cromática condiciona totalmente a harmonia obtida entre as cores de seu trabalho. Da mesma forma como condicionam a interpretação do espectador da obra observada. Portanto, será estudada a influência das cores no estado psicológico dos seres humanos de várias maneiras, principalmente, no que tange à emoção.
Palavras-chave: Psicodinâmica das Cores, Comunicação, Arte, Publicidade.
ABSTRACT
This paper aims to demonstrate the importance of color for communication, whether in works of art or advertising. The color is assimilated by the human being through the sense of sight. The view is of the five senses which quickly leads to information to the brain. Thus the eyes are sensors and the processor is the brain. When we choose a color to elaborate our work we must bear in mind that we are dealing with an element of immediate stimulus, and that the chosen color will cause different reactions in their observers, positive or negative. The subjectivity of the artist, with his sensitivity and chromatic memory completely determines the harmony achieved between the colors of their work. Just as condition the interpretation of the observed work viewer. Therefore, the influence of the colors will be studied in the psychological state of humans in many ways, especially with regard to emotion.
Keywords: Psychodynamics of Colors: Communication, Art, Advertising.
Santa Maria da Vitória
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 INFLUÊNCIA DAS CORES
2.1 INFLUÊNCIA DAS CORES NAS ARTES
2.2 Influência das Cores na Publicidade
2.3 Teoria de Young-Helmholtz
2.4 Teoria de Hering
2.5 Teoria de Ladd Franklin
3 SENSAÇÕES VISUAIS
3.1 SENSAÇÕES VISUAIS CROMÁTICAS E ACROMÁTICAS
4 PSICOLOGIA DAS CORES
4.1 FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DAS CORES
4.2 Os Estudos de Bamz
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
As cores sempre estiveram presentes desde o começo da história do Homem. Elas faziam parte mais das necessidades psicológicas do que das estéticas, como por exemplo, na história dos egípcios que sentiam na cor um profundo sentido psicológico, tendo cada cor como um símbolo. Posteriormente nas artes, Vincent van Gogh[1] conferiu às suas pinturas sensações cromáticas deslumbrantes, que traduzem intensas cargas emotivas e psicológicas de seu autor. Mas, foi só no século XIX que houve um interesse maior em estudar cientificamente a cor, até mesmo com a participação de filósofos e escritores. As cores têm a capacidade de liberar um leque de possibilidades criativas na imaginação do Homem, agindo não só sobre quem admirará a imagem, mas também sobre quem a produz. Sobre o observador que recebe a comunicação visual, a cor exerce três ações: a de impressionar a retina, a de provocar uma reação e a de construir uma linguagem própria comunicando uma ideia, tendo valor de símbolo e capacidade. É tamanha a expressividade das cores que ela se torna um transmissor de ideias tão poderoso que ultrapassa fronteiras espaciais e temporais, pois sua mensagem é compreensível a todos, sem distinção.
2 INFLUÊNCIA DAS CORES
Na seção seguinte, serão apresentados os diversos setores em que as cores influenciam.
2.1 INFLUÊNCIA DAS CORES NAS ARTES
Nas artes, o clima é um grande influenciador na utilização das cores. No Brasil, isso pode ser percebido através da arte do nordestino em contraste com a do sulista. Vivendo debaixo de um sol causticante, o artista nordestino sofre a influência de um intenso cromatismo que se refletem luminosa e vibrantemente na sua obra, expondo as cores de uma forma apaixonante e pura. Em contrapartida o artista sulista que não sofre tal influência, volta-se para as cores frias que expressam muito mais as reações através da forma, impondo-se o racionalismo frio característico do artista plástico de São Paulo.
...