TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolucao Dos Bichos

Artigos Científicos: A Revolucao Dos Bichos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

O livro “A Revolução dos Bichos” é uma fábula sobre o poder, que utiliza animais para retratar uma história atemporal, já que foi publicado na época da Segunda Guerra Mundial (em 1945), mas que permite perceber como funciona a relação entre sociedade e governo até mesmo nos dias atuais.

A linguagem utilizada por Orwell é de fácil entendimento, o que faz com que o livro possa ser perfeitamente compreendido por pessoas de diferentes faixas etárias, até mesmo crianças. Apesar disso, a mensagem não é nada infantil e permite várias interpretações. Alguns irão apenas entender a “moral da história” com base no que foi narrado, outros, porém, mais entendidos de História, conseguirão perceber que, na verdade, a fábula de Orwell é uma sátira ao Comunismo da União Soviética e à política stalinista, e que alguns personagens são referências a figuras políticas como Marx, Stalin e Trotsky.

A narrativa começa quando Major, um porco bastante velho, reúne os animais que moram com ele na Granja do Solar, situada na Inglaterra, para revelar-lhes seu sonho de uma revolução onde os bichos não viveriam mais sobre a opressão dos humanos. A ideia dele era de que os animais são todos iguais, auto-suficientes e capazes de conviver entre si de forma harmoniosa, cada um desempenhando seu papel e ajudando seus companheiros. Dias depois Major morre, mas os animais decidem implantar o “Animalismo” sugerido por ele, encabeçados pelos porcos, que eram claramente os bichos mais inteligentes da Granja, com Napoleão e Bola-de-neve assumindo a posição de liderança. Eles fazem reuniões bastante organizadas, planejam todos os seus passos, criam mandamentos a serem seguidos e possuem até um hino que entoam com grande entusiasmo.

Os sete mandamentos do “Animalismo”:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

Os bichos conseguem expulsar Sr. Jones, o proprietário da Granja, mudam o nome do local onde moram para Granja dos Bichos e passam a administrar a propriedade e trabalhar de forma que consigam seu próprio sustento. Durante algum tempo, tudo funciona muito bem, já que não são mais explorados pelos homens nem privados de comida e boas condições. Porém, os porcos, considerados superiores pelos outros animais e até por eles mesmos, são tomados pela ambição e passam a desejar mais poder do que já tem. Começam a burlar os mandamentos de forma que sejam privilegiados com relação à comida e conforto, sempre justificando que essa necessidade é proveniente do trabalho intelectual que executam. Com muita lábia, sutileza e um discurso de que estavam sempre pensando no bem-estar dos outros, distorcem a ideia inicial da Revolução, de que todos eram iguais, assumindo a mesma postura antes própria dos humanos. Eles passam a morar na casa que era do Sr. Jones e a praticar coisas que o homem praticava. Para isso, acrescentam alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com