TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração De Produção E Operações_Etapas 1 A 4

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Administração De Produção E Operações_Etapas 1 A 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  4.380 Palavras (18 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 18

Sumario:

1. Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 1

2. Evolução Histórica da Administração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 2

3. Apresentação Empresa estudada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 4

3.1. Analise de fluxograma e Imputs e Outputs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 5

4. O Consorcio Modular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 5

5. Consórcio Modular da Volkswagen. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 6

6. Previsão de Vendas. Administração de Recursos de Materiais. MRP – MRPII. . .pag 6 a 9

7. Sistemas Integrados de Gestão – ERP. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 9 e 10

8. Sistema de Gestão Utilizados na Empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 11

9. Tecnicas Japonesas Aplicadas (5S) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 12

10. Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pag 12

Introdução:

Apresentação das principais teorias da Administração, fazendo um paralelo entre elas acompanhando a evolução de suas terias. Escolha e apresentação da empresa para o estudo de Imputs suas aplicações e seus Outputs, papel da empresa e etc, estudando seus fluxos de atuação.

Conceito mais completo sobre o consorcio modular, sua aplicabilidade, sua origem, seus objetivos. Estudo de caso de sucesso da Volkswagen, como ela conseguiu aplicar o consorcio modular e como esse modelo funciona até hoje.

1

Evolução Histórica da Administração

Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983).

Esta definição sintetiza muito bem o conceito do just in time (também conhecido como JIT) e seu impacto em toda cadeia produtiva. O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário. Ele está relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo.

O estudo realizado pelo DARPA definiu Engenharia Simultânea da seguinte forma: “Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.” A partir dessa definição surgiram muitas outras. O conceito de Engenharia Simultânea tornou-se muito mais abrangente, podendo incluir a cooperação e o consenso entre os envolvidos no desenvolvimento, o emprego de recursos computacionais e a utilização de metodologias.

No entanto, a definição de Engenharia Simultânea deve ser adequada à ênfase atual de se modelar o processo de negócio das empresas.

A Tecnologia de Grupo reúne os objetos com atributos similares em famílias, que são definidas por TATIKONDA & WEMMERLÖV (1992) como uma coleção de objetos que dividem características específicas (de projeto, manufatura, compras, etc.) identificadas para um propósito bem definido. Todos os objetos em uma família requerem métodos similares de tratamento e manuseio, e os ganhos de eficiência são atingidos pelo processamento conjunto dessas peças. O projeto e a manufatura são os principais campos de aplicação da TG.

O modelo de consórcio modular pode ser definido como um caso radical de outsourcing entre uma montadora e um pequeno número de fornecedores diretos da mesma (chamados pelos parceiros em Resende de ("modulistas"), no qual:

• Os modulistas assumem a montagem prévia do módulo sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de montagem final da montadora, os investimentos em equipamentos e ferramentas e a SCM do módulo;

• A montadora providencia a planta e a linha de montagem final, executa a coordenação da mesma e o teste final dos veículos.

Célula de Produção é uma unidade de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transporte e de estoques intermediários entre elas. As estações de trabalho são geralmente dispostas em forma de “U” com objetivo de haver maior velocidade de produção. Exige que o funcionário seja polivalente, ou seja, participe de todo o processo com todos os funcionários, estabelecendo integração da equipe de trabalho.

2

É uma forma de organização que procura a integração como meio para alcançar um objetivo, integração entre os operadores envolvidos diretamente com os postos produtivos e destes com os postos de apoio direto e indireto. Este tipo de organização tem sido adotado em outras fábricas com o nome de “Ilhas de produção” e cada uma tem suas características próprias.

A organização celular permite processar a matéria-prima de seu estado inicial até atingir o produto acabado, com as tarefas conduzidas por pequeno número de trabalhadores, já que cada operador é capaz de atender mais de uma máquina. Os operadores de uma célula visualizam todas as fases e o resultado de seu empenho, mantendo-se mais próximo da atividade e integrado no ambiente. A comunicação é imediata.

O Sistema de Células de Produção é o mais novo sistema de produção, composto por células de manufatura, células de submontagens e células de montagem final. O bloco básico de construção é a célula de manufatura, sinônimo de célula de produção, na qual processos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com